O Município de Oliveira do Hospital vai apoiar 43 apicultores do concelho com alimento para as abelhas num investimento de 12 mil Euros. A medida abrange 2280 colmeias.
O apoio proposto pelo executivo de José Francisco rolo foi aprovado na última reunião do executivo municipal para fazer face às dificuldades que o setor atravessa, muito força da seca que tem levado “à redução da flora que serve de alimento às abelhas e leva a quebras de produção”, bem como da vespa asiática que “ataca a espécie produtora de mel”.
A atribuição do apoio surge na sequência do período de candidaturas que foi aberto pelo Município no dia 20 de julho e ao qual se apresentaram 43 produtores, estando algumas candidaturas ainda em situação de análise.
“Ciente da importância das abelhas e do papel dos apicultores tão fustigados pela seca e vespa asiática, a Câmara Municipal lançou candidaturas para apoios aos apicultores , para as colmeias, e em armadilhas para a captura da vespa asiática”, referiu o autarca
O apoio consubstancia-se na atribuição de três kilos de alimento – complexo vitamínico e proteico por cada colmeia. Ao todo trata-se de 2280 colmeias, traduzindo-se o apoio num investimento de 12 mil Euros para fazer face “a este período tão crítico para o setor da agricultura”.
A proposta foi aprovada por unanimidade, mas não sem antes o vereador da oposição, Francisco Rodrigues, ter na sua posse a lista dos apicultores beneficiários, tal como o próprio solicitou.
O Município pretende atribuir o apoio “o mais breve possível”.