O Município de Oliveira do Hospital reforça a valorização do Borrego Serra da Estrela DOP através de protocolo celebrado com a Estrelacoop, Cooperativa de Produtores do Queijo Serra da Estrela, entidade certificadora.
Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, o presente protocolo tem como objetivo a valorização, divulgação e promoção do uso da Denominação de Origem Protegida (DOP) do Borrego Serra da Estrela e simultaneamente preservar e defender este produto que se mantém na forma tradicional de maneiro o que confere à carne características organoléticas diferenciadas.
É neste âmbito que Oliveira do Hospital é um dos municípios parceiros da Estrelacoop na realização da 2ª edição “Borrego Serra da Estrela DOP”, que decorrerá entre 13 e 15 de maio, e que visa a promoção deste produto de excelência do concelho de Oliveira do Hospital e da região da Serra da Estrela, envolvendo os operadores turísticos do município, nomeadamente os restaurantes e hotéis com restauração; bem como a captação de novos visitantes através dos melhores sabores da gastronomia.
No município de Oliveira do Hospital há três espaços de restauração que participam nesta 2ª edição da mostra gastronómica do “Borrego Serra da Estrela DOP”: Restaurante A Tasquinha dos Marques (Oliveira do Hospital); Restaurante O Gouveia (Lajeosa) e Restaurante Olea no Museu do Azeite (Bobadela), estando ainda aberta a possibilidade de adesão de mais restaurantes.
“Valorizar e divulgar o património gastronómico e os produtos endógenos de excelência tem sido um dos desígnios da autarquia oliveirense que promove várias iniciativas neste sentido, de que é exemplo a Festa do Queijo Serra da Estrela onde ganham destaque outros produtos associados – é inclusivamente neste certame que são entregues os prémios do Concurso de Ovinos Serra da Estrela, em parceria com a Ancose, num claro incentivo aos produtores e a esta atividade”, lê-se.
Sublinhe-se que mais recentemente, o Município de Oliveira do Hospital iniciou um processo de recolha sistemática do receituário intemporal do município, com vista à elaboração da Carta Gastronómica de Oliveira do Hospital, documento que permitirá preservar o património identitário. O Borrego Serra da Estrela DOP, tradicionalmente assado em forno de lenha é uma das receitas incontornáveis, ocupando lugar de destaque na mesa dos oliveirenses, e foi, por isso, um dos produtos escolhidos para integrar o menu gastronómico do município representado na Carta Gastronómica de Coimbra Região Europeia de Gastronomia 2021.
Para a autarquia oliveirense, este evento, que decorre de 13 a 15 de maio, permitirá a captação de visitantes que cativados pela gastronomia local de excelência podem descobrir e fruir da oferta e potencialidades turísticas do Município de Oliveira do Hospital e da região.