Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital acolhe a Semana Académica até dia 29 de abril

Oliveira do Hospital acolhe mais uma Semana Académica protagonizada pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), que teve início ontem à noite, com o Enterro do Caloiro, e vai prolongar-se até domingo, dia 29 de abril, no Parque Subterrâneo da cidade.

Joana Perez, No Maka, Dillaz são alguns dos artistas que completam o cartaz, sem esquecer dos momentos tradicionais que têm feito parte das edições anteriores como o Enterro do Caloiro, a Serenata Monumental, a Imposição das Insígnias, a Missa da Bênção das Pastas e o Cortejo Académico.

No que diz respeito ao programa da Semana Académica, Rúben Rocha, presidente da Associação de Estudantes da ESTGOH, refere à Rádio Boa Nova que um dos objetivos é  “tentar manter a tradição” de todas as  anteriores edições. “No primeiro dia temos sempre o Enterro do Caloiro, organizado pela Comissão de Praxe, na terça-feira, dia 24, vamos ter a Serenata Monumental onde os caloiros sobem a doutores. As noites de 25, 26, 27 e 28 são  com artistas”, refere o dirigente, não esquecendo o último dia, em que acontece o Cortejo Académico, muito esperado pelos alunos e respetivas famílias. Este marco da Semana Académica contará com o desfile de três carros alegóricos pelas ruas da cidade, apesar de a ESTGOH possuir licenciaturas em sete cursos. Alguns destes são novos, “portanto ainda não existe segundo ano, logo esses carros não saem”, conta Rúben Rocha.

A diversidade de atividades programadas, como o mega jantar e o arraial da cerveja, prende-se com o facto de “as pessoas poderem aproveitar mais os seus dias”, esperando, assim, “uma boa adesão”, conta o presidente.

Numa semana que simboliza o início do percurso académico para uns e o fim para outros, Rúben Rocha espera “que o pessoal se divirta, que corra tudo bem, sem problemas e, essencialmente, que seja uma Semana Académica que fique marcada não só na vida dos estudantes” mas também dos oliveirenses.

Com um orçamento que “ronda os 11 500 euros só com artistas, fora toda a logística envolvente”, a maior preocupação da Associação de Estudantes na elaboração do cartaz foi “conseguir que fosse apelativo, mas dentro do orçamento”. “Devido a sermos uma escola mais pequena, temos um orçamento menor. A nossa ideia foi conseguir agradar aos participantes e ao mesmo tempo conseguir manter a Associação com as contas estáveis”, conta.

Fazendo uma retrospetiva no que respeita a esta escola do interior, o presidente considera que “apesar de a escola ser pequena e ter uma margem menor de alunos, existe muito mais união”, referindo que “num meio mais pequeno, os alunos unem-se mais e conhecem-se melhor”, sem esquecer o “ambiente acolhedor”.

Apesar das dificuldades sentidas em arranjar o local para a Semana Académica, “devido ao evento trágico que aconteceu a 15 de outubro”, o Parque Subterrâneo foi a escolha, uma vez que é “acolhedor” e se situa “no centro da cidade, o que facilita bastante a deslocação das pessoas”.

 

Exit mobile version