Site icon Rádio Boa Nova

Oliveira do Hospital acolhe 6.º Colóquio DIAITA Luso-brasileiro de História e Culturas da Alimentação

O Município de Oliveira do Hospital recebe esta sexta-feira, 25 de outubro, o 6.º Colóquio DIAITA subordinado ao tema “Das Culturas da Alimentação ao Culto dos Alimentos”.

O encontro realiza-se de 23 a 25 de outubro na Universidade de Coimbra e conta com mais de 70 comunicações de oradores nacionais e internacionais, sendo que o programa do último dia tem lugar em Oliveira do Hospital, concretamente na Bobadela.

Durante a manhã, as conferências acontecem no Museu do Azeite reunindo um painel de palestrantes internacionais, investigadores em universidades de Portugal, Brasil, Espanha e França. Antes, e após a sessão de boas vindas, será feita a apresentação da candidatura Coimbra – Região Europeia da Gastronomia 2021.

O 6.º Colóquio DIAITA Luso-brasileiro de História e Culturas da Alimentação, organizado também com a colaboração da CIM Região de Coimbra, contará com a presença do presidente da CIM Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino e irá culminar com um programa cultural, durante a tarde que inclui a visita ao Museu do Azeite e ao Centro Interpretativo das Ruínas Romanas de Bobadela.

Esta iniciativa de caráter cultural e académico que vai já na sua sexta edição é promovida anualmente pela DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia, projeto que tem como objetivo proceder a um estudo aprofundado e interdisciplinar sobre uma temática fundamental de um património e identidade culturais comuns a portugueses e brasileiros: a história e a cultura da alimentação. Reúne uma equipa de especialistas de várias áreas disciplinares (História, Arqueologia, Filologia, Museologia, Arte, Dietética, Gastronomia e Nutrição), da Antiguidade aos nossos dias, que se responsabiliza pela criação de conteúdos científicos necessários à criação de dois universos digitais inéditos, destinados à preservação e divulgação das Culturas Alimentares do Espaço Lusófono: Museu e Biblioteca virtual DIAITA.

Trata-se de uma investigação em rede, pioneira no espaço lusófono, reunindo investigadores portugueses e brasileiros com vista a fazer uma história e um levantamento do património dos padrões alimentares identitários que vigoram na atualidade, tanto portuguesa como brasileira.

Exit mobile version