Site icon Rádio Boa Nova

Ocupar a Velga regressa a Valezim de 3 a 11 de agosto: “Haverá muito para ver e para todos os gostos”

De 3 a 11 de agosto 2024, a aldeia de Valezim, no concelho de Seia, volta a ser palco da iniciativa “Ocupar a Velga”, que este ano, conta logo no primeiro dia com uma extensão à vizinha freguesia de Sazes da Beira. Durante nove dias, a iniciativa promovida pelo projeto Produção D’Fusão promete uma “ocupação vibrante, composta por teatro, circo, performance, música, cinema e arte urbana.

Na 3ª edição, o Ocupar a Velga inspira-se no tema “O Tempo Presente“, promovendo “um olhar atento e global sobre liberdade, espaço público, diversidade, interculturalidade e participação comunitária”.

Em entrevista à Rádio Boa Nova, Filipe Metelo, da organização do “festival”, referiu que o Ocupar a Velga é dirigido ao território e a quem queira visitar o evento, objetivo que tem sido conseguido.

A aldeia de Valezim ronda os 300 habitantes e nós conseguimos durante o festival quintuplicar o número de pessoas que temos a passar pelos espetáculos, o que significa que a aldeia vem em larga escala e depois há várias aldeias das freguesias e da região que também conseguimos cativar”, referiu.

Este é um evento “diferenciador” e o objetivo da Produção d’Fusão é “continuar a crescer moderadamente sempre nesta ideia de sustentabilidade, tentando respeitar ao máximo a aldeia”.

Queremos que as pessoas que chegam à aldeia se sintam bem. A aldeia é lindíssima, é toda rodeada pela serra e portanto vão havendo diferentes apontamentos culturais que nós temos muito interesse em partilhar”, avançou Filipe Metelo.

Com entrada livre, o Ocupar a Velga vai contar com “vários momentos culturais distribuídos por vários palcos”.

É muito fácil encontrar os palcos, a aldeia está toda sinalizada . Haverá muito para ver e para todos os gostos . Estamos à vossa espera para uma visita”, enfatizou o responsável.

Do Ocupar a Velga fazem parte Jonas&Lander, Leo Middea, Patrícia Mariano, Patrícia Portela, Projeto DME e muito mais.

A iniciativa é um projeto da Produção d’Fusão, financiado pela Direção-Geral das Artes, BPI | Fundação “La Caixa”, Câmara Municipal de Seia, Junta de Freguesia de Valezim e Junta de Freguesia de Sazes da Beira.

Programação completa: https://producaodfusao.com/projeto/ocupar-a-velga/

Ouça a entrevista na íntegra:

Exit mobile version