O Parque Infantil do Largo Ribeiro do Amaral, no centro da cidade de Oliveira do Hospital, vai ser totalmente renovado, numa obra de requalificação e promoção da segurança e inclusão dos utentes no valor de 140 mil euros.


A intervenção do espaço do Parque Infantil de Oliveira do Hospital é, para o presidente do Município, José Francisco Rolo, “uma obra que estava prevista fazer e que agora é uma necessidade urgente, devido a fragilidades existentes em termos de equipamento e devido às condições de conservação do espaço” para usufruto de crianças e jovens.
A obra, financiada na totalidade pela Câmara Municipal, está prevista começar em março, a seguir à realização da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, depois de ter sido assinado, no dia 12 de fevereiro, o auto de consignação da empreitada com a empresa Play Planet – Mobiliário Urbano, Construção e Paisagismo.
A requalificação daquele equipamento, que é o principal espaço de diversão infantil da cidade, vai permitir, explica José Francisco Rolo, “dotar o local de mais segurança e torná- lo mais moderno e inclusivo, para dar resposta a todos os utilizadores e tornando-o amplo e apelativo para as crianças e famílias”. Tendo em conta que é na envolvência que se realiza a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, “aliou-se a opção de dar um novo conceito” e incluir o marketing territorial, com o uso de imagens alusivas à cultura oliveirense, como a ovelha bordaleira, o pastor, o cão raça Serra da Estrela e o queijo Serra da Estrela.
“Tínhamos aqui um problema e na solução desenvolvida, sentimos que fazia todo o sentido na requalificação transformar o local em algo mais atrativo para as famílias e para a comunicação territorial do concelho, com a criação de uma identidade”, acrescenta José Francisco Rolo.
Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal, Nuno Oliveira, responsável pela conceção do novo espaço, depois de requalificado, o parque infantil “além de inclusivo, vai ser, também, temático e identitário. Vai passar a existir uma afinidade e maior sentimento de pertença, com princípio de valor e também como atração turística”.
Numa estratégia de aliar a marca municipal “OH!”, “pensada para ser leve e fácil de identificar e associar”, o espaço vai passar a chamar-se de Parque Infantil da “Ohli”, adianta Nuno Oliveira. Na prática, referiu, “vai ao encontro de uma estratégia de comunicação para a promoção da cidade e do concelho, que foi devidamente pensada e que pretendemos concretizar com mais investimentos, maioritariamente conseguidos proativamente através de linhas de financiamento comunitário”. Sobre a marca municipal “OH!”, Nuno Oliveira salienta que “queremos proporcionar algo diferente a quem nos visita, que se demarque, que passe um sentimento de pertença e que incentive as pessoas a voltarem” a Oliveira do Hospital.
“Queremos com a marca “OH! contribuir para a divulgação em rede de todo o potencial patrimonial e, consequentemente, turístico do concelho. Queremos, junto dos nossos empresários com marcas próprias nas de mais áreas, pedir-lhes para que aquando da exteriorização dos seus produtos e marcas, transportem com eles o desígnio “OH!”,acrescenta. Deste modo, “o concretizar destes projetos só fará sentido se estiverem interligados, a fim de lhes dar uma escala e gerar maior cumplicidade”. Exemplo disto é “a correlação que vai existir” entre novo parque infantil e o edifício central adjacente “depois de requalificado, num futuro próximo”. Dois espaços que, conclui Nuno Oliveira, “vão, por um lado complementar-se e, por outro, ligar-se por elos em torno de uma mesma dinâmica”.