Site icon Rádio Boa Nova

Obras de 15 milhões de Euros estarão “brevemente ao serviço do povo oliveirense”

 “Brevemente ao serviço do povo oliveirense” estarão projetos com um investimento de cerca de 15 milhões de Euros, que estão a ser realizados no concelho de Oliveira do Hospital.

Esta manhã, em visita do executivo municipal às obras que estão a ser feitas no concelho, José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense, adiantou que os sete projetos em execução englobam um investimento de cerca de 15 milhões de Euros, investidos em 4,5 Milhões pela Câmara Municipal e o restante comparticipado pelo Quadro Comunitário.

O autarca lamentou que determinadas obras “não tenham corrido tão bem como o desejado”, contudo ressalva que, “neste percurso de 12 anos”, mesmo com “vicissitudes como os incêndios”, foi possível executar, um grande volume de projetos.  “Acredito que nunca um outro executivo lançou o volume de obras no concelho como nós”, disse, mostrando-se “satisfeito” com a equipa que o acompanha.

“Estas obras terão a oportunidade de, brevemente, estarem ao serviço do povo oliveirense que é para isso que são feitas”.

A primeira paragem foi feita no Parque dos Marmelos, cuja “recuperação, valorização e refuncionalização” do mesmo e da margem ribeirinha da Ribeira dos Cavalos representa um investimento de cerca de 800 mil Euros.

Na ocasião, Luís Nunes, Engenheiro Civil do Município, adiantou que a obra, que “já está em fase de conclusão”, estende-se por 2,5 hectares. “Pretendeu-se devolver às pessoas este parque urbano, criando várias valências, como parque infantil, um lago com espelho de água, anfiteatro ao ar livre e uma componente desportiva com o Skatepark e uma parede de escalada. Houve uma preocupação em recorrer em materiais que fossem o mais natural possível como é a madeira”, explicou.

Com um valor total de investimento de cerca de 1.300.000 Euros, as obras na Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) estão em fase de conclusão. De acordo com Carlos Carvalheira, diretor do AEOH, “já há uma melhoria significativa dentro das salas de aula”. Luís Nunes deu conta de que as obras consistiram, sobretudo, na “retirada da cobertura de fibrocimento, substituição de caixilharia e persianas, remodelação das instalações sanitárias, da portaria e questões de eficiência energética, com a colocação de painéis solares”.

A representar o valor mais elevado de investimento, com cerca de seis milhões de Euros, o Campus Educativo de Oliveira do Hospital trata-se de “um projeto muito ambicioso”, com 5 500 m² de construção, inseridos num lote de 17 mil m². De acordo com o engenheiro civil do município, o Campus Educativo será “de um piso só” e será composto por “três unidades funcionais”: uma central para a cantina, biblioteca e serviços administrativos e duas alas destinadas para o 1º Ciclo e Jardim de Infância. O projeto abrange ainda um “recreio muito grande, com campo de jogos e balneários”. Deverá ficar concluído no final de 2022.

Dividido em vários lotes, a requalificação do Centro Histórico da cidade traduz-se num investimento de cerca de três milhões de Euros. Na ocasião da visita, José Francisco Rolo, vice-presidente da autarquia, adiantou que a obra é comparticipada pelo Quadro do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).

“A lógica é requalificar para atrair pessoas. Trazer pessoas para habitar, criar negócios. Ligar ao pulmão verde, Parque do Mandanelho, através de um corredor. Haverá outras duas ligações ao extremo da cidade. Com uma entrada através de um canal que vai ligar à estrada de Aldeia de Nogueira e outro que, através das traseiras do Tribunal, irá ligar ao segundo pulmão verde da cidade, o Parque dos Marmelos”, explicou.

Ainda sobre o assunto, Nuno Filipe Oliveira, presidente da União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços, congratulou-se pelo avanço da obra que sempre foi “um sonho pessoal e do atual executivo”. “O conceito de que uma Zona Histórica devidamente potencializada preserva o comércio tradicional, a história da freguesia e da cidade. Acima de tudo, é uma forma de voltar a incentivar os próprios cidadãos a investir nesta zona”, frisou.

Também das obras “mais desejadas” pela população, a Casa da Cultura, que “aguarda pela conclusão de alguns pormenores para ficar finalizada”, apresenta um investimento de cerca de 1.800.000 Euros. A obra envolve, ainda, a requalificação do Colégio Brás Garcia de Mascarenhas. Com um auditório com capacidade para 300 pessoas e um anfiteatro, a Casa da Cultura “vai servir toda a população”, como assegurou Graça Silva, vereadora da Cultura do Município. “Alargar a antiga Casa da Cultura, na procura de enriquecer a área da Cultura e diversidade cultural, vai permitir ceder a quem pretender utilizar e potencializar Oliveira do Hospital”, defendeu.

Já fora da cidade oliveirense, a requalificação da Igreja de São Pedro de Lourosa, nomeadamente arranjos dos espaços envolventes, na freguesia de Lourosa, representa um investimento de cerca de 300 mil Euros.

Na Bobadela, a empreitada de requalificação e refuncionalização da Casa Amarela para Centro de Investigação e Promoção da Cidade Romana da Bobadela conta com um investimento de cerca de 550 mil Euros.

Os sete projectos contam, cada um, com a comparticipação de 85% do FEDER.

Exit mobile version