Site icon Rádio Boa Nova

“O Queijo Serra da Estrela já sofreu vários abalos. Mas este talvez seja o maior”

No âmbito da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital que se realiza neste fim de semana, a Confraria do Queijo Serra da Estrela leva a efeito o seu 29º capítulo.

A cerimónia deverá ficar marcada pelo “cinzentismo” na sequência do grande incêndio de outubro, mas também pelo falecimento do Grão Mestre, Manuel Leal Freire.

Em entrevista à Rádio Boa Nova, Pedro Couceiro, Grande Conselheiro da Confraria, recorda que o fogo de 15 de outubro matou oito mil ovelhas Serra da Estrela em toda a região demarcada, sendo que três mil mortes ocorreram na área do concelho de Oliveira do Hospital, resultando em “problemas gravíssimos para os nossos produtores”. “No concelho, corresponde à perda de 50 por cento do efetivo. Foram muitos animais que morreram”, refere Pedro Couceiro, registando ainda a falta de alimento causada pelo incêndio e as condições em que ficaram muitos animais, que tiveram mesmo que ser abatidos.

A produção de leite registou, por isso, quebras na ordem dos 50 por cento. Agora, às portas da Feira do Queijo, Pedro Couceiro está em crer que “a feira terá um carácter menos significativo”, duvidando que os produtores tenham queijo para os dois dias da feira. Ainda assim, encara a feira organizada pelo Município de Oliveira do Hospital como um “estímulo” à atividades dos pastores e queijarias.

Prestes a realizar o 29º capítulo, a Confraria que conta com 70 confrades, nunca temeu como agora pelo futuro do Queijo Serra da Estrela. “Já sofreu vários abalos. Mas este talvez seja o maior”, verifica o Grande Conselheiro da Confraria que, a juntar a seca ao grande incêndio de outubro, está certo de que este “foi o maior embate que os nossos produtores sofreram”. Não descarta, por isso a possibilidade de subida do preço do queijo, cujo valor por Kg ronda os 15 Euros, com tendência a que se torne num “produto de luxo” e “pago a verbas a que não estamos habituados”.

No trabalho de recuperação após incêndio, Pedro Couceiro considera meritório o empenho da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e da Associação Nacional de Ovinos Serra da Estrela (ANCOSE), que coordenaram no terreno as ajudas que chegaram de todo o país e asseguraram a primeira resposta aos produtores afetados. Aplaude, agora, o processo de recria de borregas promovido pela Ancose, tendo em vista a doação das ovelhas aos pastores e o repovoamento de toda a região com a raça autóctone Serra da Estrela.

 

Exit mobile version