O conceituado escritor Pedro Chagas Freitas realizou esta tarde a primeira sessão de apresentação do seu novo livro “O Hospital de Alfaces” na Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital. Depois da primeira apresentação destinada às escolas e IPSS, o escritor vai promover uma segunda apresentação destinada ao público em geral, a partir das 18h30.
A sessão ficou marcada pela boa disposição e sentido de humor do conhecido escritor, natural de Guimarães, e que em 2024 tornou público o período da sua vida, em que o filho Benjamim esteve internado no Hospital Pediátrico de Coimbra, onde recebeu um transplante de fígado. Durante três meses, Pedro Chagas Freitas, que pouco tempo antes tinha perdido o pai, acompanhou o filho no hospital que também foi a sua casa. E foi ali que escreveu o seu novo livro, em que as alfaces representam as experiência vivenciadas com o pai – também o acompanhou no hospital- e com o filho Benjamim. “A alface, nós olhamos para ela, ela parece sólida. Aparentemente ela é sólida, mas ela perde vida com muita facilidade. E foi o que eu senti no último ano”, partilhou. Quanto à história, Pedro Chagas Freitas desafia à leitura do livro.
Com tudo o que passou no Hospital Pediátrico de Coimbra muito presente na memória, sobretudo o que faltava os pais que, tal como ele, não arredavam pé dos filhos naquele hospital, o autor incentivou à compra do livro “O Rei Tigão”, cuja receita reverte na íntegra para aquisição de material e equipamentos para o Pediátrico de Coimbra. Até agora, a receita angariada já permitiu doar 11 mil Euros para compra, por exemplo, de máquinas de lavar e secar roupa, por exemplo, tão necessárias para que os pais possam permanecer ali com maior conforto.
A iniciativa, em sessão dupla, na Casa da Cultura César Oliveira é promovida pelas Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital, em parceria com a Livraria Meio Mundo.



























