Site icon Rádio Boa Nova

“O objetivo é ter os nossos atletas seniores na 2ª divisão” (com vídeo)

Jorge Gouveia e Manuel Machado (diretor Patinagem Artística)

A equipa sénior da Secção de Hóquei em Patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) já iniciou os trabalhos no campeonato da 3ª Divisão- Zona Norte B com uma vitória. Neste arranque de época, Jorge Gouveia, diretor da secção, não esconde o desejo de ver o plantel sénior chegar à 2ª divisão.

Em entrevista à Rádio Boa Nova, Jorge Gouveia confessa que “há sempre o sonho de subir de divisão”.

“Já é altura de ter o hóquei sénior em destaque”.

Apesar de o resultado da época passada não ter sido o esperado, onde o FCOH terminou, ainda que de forma repentina devido à pandemia, em 12º lugar, o objetivo da atual época passa por conseguir uma “boa equipa de trabalho, com ambição”. Para alcançar as metas delineadas, a direção traçou “um projeto” que engloba “uma mudança radical” na secção, nomeadamente no plantel e equipa técnica.

O plantel que veste as cores do FCOH esta época é constituído por “cerca de 90 por cento de atletas da época passada, ou seja, oito jogadores, e conta com quatro contratações, “um grande investimento financeiro” por parte do clube. Dos novos rostos da equipa fazem parte três atletas angolanos, “um deles campeão júnior, um guarda-redes de seleção e um outro jovem promessa”.

Na equipa técnica, destaque para a contratação de Tó Marques, “treinador mais conceituado do clube e dos mais antigos”. “Fazia sentido tê-lo neste projeto”, reforçou Jorge Gouveia. O novo técnico conta ainda com o apoio de António Ferraz, preparador físico e fisiologista.

“Se queremos lutar pelos lugares cimeiros, temos que fazer alguns reforços”.

A formação continua a ser a grande prioridade para a direção da secção de hóquei. “A formação do hóquei do FCOH é um formação de referência a nível nacional e é isso que nos motiva”, afirmou Jorge Gouveia, consciente de que se “não houver formação, mais tarde ou mais cedo não haverá outros escalões”. “Se é importante a formação para dar continuidade aos outros escalões, também é importante termos uma boa equipa sénior, que é a referência dos atletas dos escalões de formação”, reforçou.

À Rádio Boa Nova, o responsável adiantou que a secção conta atualmente com cerca de 80 atletas de todos os escalões, desde as escolinhas aos seniores.

Já no seu terceiro ano de atividade, a Patinagem Artística do FCOH conta com 40 atletas femininas, uma modalidade que “fazia falta” no concelho, tal como refere Manuel Machado, diretor da modalidade.

Segundo o responsável, as atletas, neste caso todas do sexo feminino, “têm que fazer um percurso de vários níveis conforme o escalão” e, só depois de completarem esses níveis, é que “podem entrar em competições oficiais”. A esta altura, Manuel Machado está confiante de que cinco a dez atletas estarão a competir em 2022.

Sobre o momento atípico que vivemos devido à pandemia da Covid-19, Jorge Gouveia reforça que a secção está a “levar à risca” o plano de contingência. “Não queremos mais interrupções”, disse o responsável à Rádio Boa Nova, realçando que, “nesta modalidade, uma paragem é complicadíssimo”. “Desaprende-se. Estas paragens não ajudam em nada a melhorar a performance da patinagem”, concluiu.

Exit mobile version