Site icon Rádio Boa Nova

O Município de Gouveia é o 16.º Município do País Mais Sustentável Financeiramente

O Município de Gouveia é o 16.º Município do País Mais Sustentável Financeiramente e o 1.º da Região das Beiras e Serra da Estrela, segundo o Rating Municipal Português.

A Fundação Calouste Gulbenkian divulgou o Rating Municipal Português referente a 2018, da autoria de Paulo Caldas, economista e investigador do Instituto Superior Técnico, realizado com o apoio da Ordem dos Economistas.

Trata-se de um modelo integrado de avaliação dos 308 municípios mediante 25 indicadores, distribuídos por quatro dimensões: governança, eficiência da Câmara Municipal, desenvolvimento económico e social e sustentabilidade financeira.

As dimensões e os critérios de avaliação foram estabelecidos com a colaboração de diversas entidades, como o Tribunal de Contas, Direção-Geral das Autarquias Locais e Inspeção-Geral das Finanças.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, no âmbito da sustentabilidade financeira, o Município de Gouveia ocupa a 16ª posição a nível nacional, subindo nove posições comparativamente aos dados de 2016. Este posicionamento nacional permite a Gouveia ser o 1.º Município no Rating regional das Beiras e Serra da Estrela.

Globalmente, a nível dos 308 municípios portugueses e através da análise do conjunto das 4 dimensões principais, Gouveia posiciona-se na 87ª posição.

Exit mobile version