Site icon Rádio Boa Nova

O frio veio para ficar. Previsões apontam para baixas temperaturas ao longo dos próximos dez dias

O ano arrancou com temperaturas a fazer jus ao inverno. No que à meteorologia diz respeito, o cenário dos primeiros dias de 2019 vai manter-se: apesar do sol radioso, pode contar com muito frio. E assim permanecerá ao longo da próxima semana.

Para esta sexta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê céu pouco nublado, apresentando-se com períodos de maior nebulosidade na região Sul até no início até ao início da tarde. Previsto está também neblina ou nevoeiro matinal.

As temperaturas máximas vão variar entre os 17ºC, em Faro e em Setúbal, e os 14ºC em Lisboa, os 10 ºC em Vila Real e os 9ºC na Guarda. As mínimas vão oscilar entre 9ºC em Faro e os -2ºC em Bragança.

No fim de semana o cenário mantém-se. O IPMA prevê, tanto para sábado como para domingo, céu pouco nublado ou limpo e o mesmo “arrefecimento noturno”, com formação de geada, em especial no interior e neblina e nevoeiro matinal em alguns locais.

As temperaturas mínimas vão descer até aos -3ºC, em Bragança, distrito onde as máximas não irão além dos 14ºC, este fim-de-semana. Também frio, mas menos, no distrito da Guarda, vão registar-se mínimas de 0ºC e máximas de 9ºC.

A propósito, a Proteção Civil recomenda cuidados na utilização de equipamentos de aquecimento, particularmente nestes dias mais gélidos, em que a população mais procura aquecer-se.

Assim, verifique se equipamentos de aquecimento se encontram em boas condições de funcionamento e não utilize equipamentos de aquecimento de exterior (esplanadas) em espaços interiores.

Se utilizar lareiras, salamandras ou equipamentos a gás mantenha a correta ventilação das divisões de forma a evitar a acumulação de gases nocivos à saúde.

De forma a evitar incêndios ou intoxicações, a Proteção Civil recomenda que desligue os equipamentos de aquecimento quando se deitar ou quando sair de casa.

Além disso, tenha especial atenção com os idosos e crianças para evitar queimaduras e se utilizar cobertores elétricos, cumpra as instruções de segurança e desligue-os antes de se deitar.

Para se proteger das temperaturas baixas, evite a exposição prolongada ao frio e as mudanças bruscas de temperatura; use várias camadas de roupa adequada à temperatura ambiente, proteja as extremidades do corpo, use luvas, gorro, meias quentes e cachecol e ingira bebidas e alimentos quentes.

A Proteção Civil realça ainda para ser particularmente vigilante relativamente a familiares ou a vizinhos em situação de maior isolamento.

Exit mobile version