Site icon Rádio Boa Nova

Número de casos de Covid-19 subiu para 175 em Oliveira do Hospital

O concelho de Oliveira do Hospital conta, à data de hoje, com 175 casos ativos de Covid-19. A informação foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal, que adiantou que a “tendência é de crescimento do número de casos”.

A situação pandémica no concelho foi o tema de abertura da reunião pública do executivo Municipal, realizada esta manhã, atendendo à “fase de tendência de crescimento do número de casos”, com o o presidente José Francisco Rolo a dar conta “do trabalho que tem sido feito pela equipa de gestão de Covid-19” em articulação com a autoridade de saúde local .

“Neste momento temos 175 casos casos ativos, dados desta manhã. Na última comunicação tínhamos 161. Agora apurados e validados temos 175 casos ativos, com tendência de crescimento”, informou o autarca, constatando que o número total de recuperados desde o início da pandemia é de 1852 e o total de infetados é de 2070.

O gabinete de gestão da Covid-19, coordenado por José Carlos Marques, é composto por “seis pessoas” e trabalha em “articulação com a autoridade de saúde local, com a Srª Delegada de Saúde”. “Com a devida autorização fazem inquéritos epidemiológicos aos casos de Covid-19 positivos e contactos de risco. Trabalham no sentido de cortar cadeias de contágio, esclarecer dúvidas aos que estão em situação de isolamento profilático, ou dúvidas a outras pessoas que sentem sintomatologia, acompanhamento das famílias, apoio psicológico, apoio à recolha de lixo, entrega de bens (alimentares e outros”, adiantou o autarca oliveirense, referindo que a “recolha de lixo é feita dois dias por semana, às terças e sextas-feiras, sendo que, só na passada terça-feira, foram feitas 61 recolha de lixo junto de pessoas em isolamento”.

A mesma equipa, continuou José Francisco Rolo, “presta apoio e esclarecimento na estruturação de atividades e proteção de estabelecimentos residenciais para pessoas idosas (lares de idosos), na descontaminação de espaços e onde houve pessoas infetados”. Está também empenhada no “apoio aos atos eleitorais, na recolha de votos nos lares, em situações de isolamento, nas assembleias de voto e na implementação de planos de contingência para várias intuições e eventos”. É ainda responsável pela articulação de transporte para processos de vacinação e testagem.

Funcionários da Câmara Municipal estão a ser testados

Esta manhã, José Francisco Rolo, informou também que, “por opção do executivo em permanência”, está a decorrer um programa de testagem junto dos funcionários do Município, tendo já sido testados cerca de 113 funcionários (78 dos serviços externos e 35 nos paços do município) com resultado negativo para a Covid-19.

“Hoje vão ser realizados mais 54 testes a funcionários do Município”, referiu o autarca, notando que “a palavra de ordem no seio da Câmara Municipal tem sido de reforço e redobro dos cuidados e medidas de auto proteção e de aconselhar a testagem em várias circunstâncias, desaconselhando os ajuntamentos”.

Exit mobile version