Desde segunda feira, dia 12, um número significativo de alunos já efetuou o processo de matrícula na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH).
Vêm sobretudo do Norte do país e estão confiantes no novo ciclo de estudos em Oliveira do Hospital.
A ESTGOH conseguiu a colocação de 56 alunos na 1ª fase de acesso ao ensino superior, completando, à primeira, o número de vagas para o curo de Contabilidade e Administração. Engenharia Informática, Desenvolvimento Regional e Ordenamento do Território (DROT) e Gestão das Bio Indústrias ainda mantêm vagas em aberto, perspetivando a escola conseguir um bom resultado na segunda fase de acesso ao ensino superior.
Os primeiros alunos já começaram a chegar à ESTGOH e efetivaram processo de matrícula. Por esta altura, decorre também a procura de alojamento para os muitos estudantes que vêm de fora, a maioria do Norte do país, mas também de outros locais.
Renato Júnior, veio de Lisboa e partilhou com a Rádio Boa Nova a satisfação por ter sido colocado na ESTGOH no curso de Engenharia Informática. “É uma experiência que se ganha e que nunca perdemos. Estou a gostar”, referiu o jovem aluno, com 18 anos.
Mónica Costa, veio de Viana do Castelo e ontem efetivou matrícula na ESTGOH. Confessou não ter sido o curso de Contabilidade e Administração não foi a sua primeira opção, pelo que vai concorrer à segunda fase do concurso. Ainda assim, no caso de não conseguir a colocação que deseja, admite ficar por Oliveira do Hospital, onde gostou da receção que lhe foi proporcionada. “Foram simpáticos”, referiu. Sobre a escola, considerou o espaço “acolhedor e simpático”.
Pedro Rolo é de Oliveira do Hospital e na hora de seguir o ensino superior não hesitou em concorrer para a ESTGOH. Assim fica “perto de casa” e prossegue os estudos numa “escola com qualidade” . Engenharia Informática é uma área do seu interesse e as expectativas de emprego são boas, porque este curso da ESTGOH tem uma “taxa de empregabilidade muito grande”. “Estou a contar com isso”, referiu.
No processo de acolhimento aos novos alunos, a ESTGOH tem contado com a colaboração da Associação de Estudantes. José Monteiro, vice presidente, contou à Rádio Boa Nova que tem sido prestado apoio no processo de matrículas e na partilha de informações sobre alojamento. O bom ambiente que reina na escola entre alunos e professores é uma das mensagens que tem sido veiculada pela Associação de Estudantes e que se sobrepõe às condições físicas da escola. “A escola não é só o edifício, é mais as pessoas que estão nele”, referiu à RBN o estudante que perspetiva um bom ano para ESTGOH.