Site icon Rádio Boa Nova

Novo Rei lamenta “o falecimento de uma soberana estimada e de uma mãe muito amada”

O até agora príncipe Carlos será o sucessor da rainha Isabel II, no trono britânico. Aos 73 anos, o herdeiro e filho mais velho de Isabel e Filipe vai liderar os destinos da coroa no Reino Unido.

O próximo inquilino do palácio de Buckingham poderá reinar com o nome de Carlos III, sendo o primeiro Carlos em vários séculos a ser coroado rei. O último morreu em 1685.

A decisão de que seria o príncipe Carlos a assumir o trono foi tomada em 2018, quando os representantes dos 53 países-membros da Commonwealth aprovaram, numa reunião à porta fechada realizada no Castelo de Windsor, o pedido feito pela monarca britânica. Na altura, na abertura da cimeira, Isabel II disse ser seu “sincero desejo” que o filho mais velho lhe sucedesse após a sua morte.

Carlos já reagiu em comunicado lamentando a perda. “A morte da minha querida mãe, sua majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros da minha família“, assinalou.
“Lamentamos profundamente a morte de uma soberana querida e de uma mãe muito amada”, acrescentou.

A sucessão daquela que foi a monarca com mais tempo no trono, mais de 70 anos, já estava a ser preparada de forma oficiosa nos últimos meses.

Carlos esperou décadas para se tornar rei e é o herdeiro mais antigo da história britânica.

Abre-se agora um novo capítulo na vida do filho mais velho de Isabel II. Tornar-se-á monarca do Reino Unido e de 14 reinos da Commonwealth, do Canadá à Austrália.

Nos dias que agora se seguem, enfrenta o desafio de lidar com o luto pessoal e liderar uma nação em luto.

Carlos é o mais velho de quatro filhos da rainha e do falecido marido, o príncipe Filipe. Quando a mãe assumiu o trono aos 25 anos, ele tornou-se herdeiro aos três anos.

Os títulos de Carlos incluem: Príncipe de Gales, Duque da Cornualha, Duque de Rothesay e Conde de Carrick.

Carlos casou com Diana em 1981 e o casal ficou conhecido como Príncipe e Princesa de Gales.

Tiveram dois filhos, os príncipes William e Harry. Carlos e Diana separaram-se em 1992. Após a morte de Diana em 1997, Carlos casou-se com Camilla Parker Bowles, agora conhecida como Duquesa da Cornualha.

Exit mobile version