A extensão de Saúde de Ervedal da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital já conta com um novo médico que, desde o dia 2 de setembro, voltou a garantir cuidados de saúde diários a cerca de 1400 utentes.
Carlos Maia, presidente da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira confirmou à Rádio Boa Nova que o novo médico já ocupou o lugar deixado vago pelo clínico, que no dia 1 de julho se aposentou.
“Eu e o presidente da Câmara Municipal pressionámos a ARS (Administração Regional de Saúde) do Centro para que fosse aberto concurso para um clínico”, disse o autarca, recordando que “as populações andavam há muito tempo queixosas” pelo encerramento do espaço, que já vinha sendo “um problema que se arrastava” devido à pandemia, ao processo de vacinação e aos “períodos prolongados de ausência” do médico devido a problemas de saúde.
“O regular funcionamento da extensão da saúde há já uns tempos largos que não vinha sendo o que deveria ser”, comentou Carlos Maia.
A falta de médico também não era bem compreendida pela população dadas as “ boas condições” das instalações da extensão de saúde, inauguradas em 2018, já neste mandato. “As pessoas não entendiam a falta de recursos humanos”, sublinhou o autarca que agora se regozija por ter ficado “estabelecido que todos os dias há médico”. “Isto é uma boa notícia”, considerou.
Carlos Maia mostrou-se também “agradado” com o novo médico que “é um jovem, com idade à volta de 40 anos” e vai prestar assistência a cerca de 1400 utentes que, na ausência do clínico se viram, muitas vezes, obrigados a recorrer a “médicos privados”.