A nova estrutura do Governo de António Costa vai contar com 17 ministros e 38 secretários de Estado, foi confirmado em comunicado.
A nova composição representa um corte de 20% comparativamente com o governo desta última legislatura que era o maior de sempre em democracia. Costa tinha um Executivo com 19 ministros e 50 secretários de Estado. Isto significa que a redução passou mais pelas secretarias de Estados do que pelos Ministérios.
Para além disto, o comunicado dá ainda conta de que os ministérios com responsabilidade direta na execução do Plano de Recuperação e Resiliência vão estar concentrados “num só espaço”.
“Os ministérios com responsabilidade direta na execução do Plano de Recuperação e Resiliência serão os primeiros a concentrar-se (até ao final do ano 2022) na atual sede da Caixa Geral de Depósitos – sob coordenação da Presidência do Conselho de Ministros”, lê-se no documento. Esta mudança no modelo funcional vai permitir “a redução de dezenas de cargos e serviços intermédios”, acrescenta.
O primeiro-ministro esclarece ainda que passam a responder-lhe diretamente os secretários de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa – que fazia parte do Ministério da Economia – e dos Assuntos Europeus.
A lista completa de ministros será entregue ainda esta quarta-feira ao Presidente da República.
fonte: CNN