Site icon Rádio Boa Nova

Novo ano letivo começou “com toda a normalidade” no concelho de Oliveira do Hospital (Com vídeo)

As aulas arrancaram hoje para os 2441 alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. Nas várias escolas, de Norte a Sul do concelho, tudo decorreu com “toda a normalidade”.

Numa visita simbólica à Escola de Lagares da Beira que passou a acolher as crianças do pré-escolar, o presidente do Agrupamento de Escolas oliveirense assegurou que o início das atividades letivas estava a decorrer “normalmente”. Carlos Carvalheira referiu que “cerca de 95 por cento dos professores” já se encontram colocados para um total de 2441 alunos.

Expectante quanto ao novo ano, que acredita que vai ser “positivo” para toda a comunidade escolar, Carlos Carvalheira registou o decréscimo do número de alunos, num total de 113 comparativamente com o ano anterior. Deu o exemplo da Escola de Lagares da Beira que nos últimos anos contou com cerca de 240 alunos e conta atualmente com 186. “É uma preocupação” referiu o responsável, notando que a direção do Agrupamento é contudo “impotente para alterar este estado de coisas”. “Espero que a situação se possa inverter”, sublinhou.

Na visita que fez à Escola de Lagares da Beira, Carlos Carvalheira fez-se acompanhar pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino e vereadora da Cultura, Graça Silva. A visita incidiu, sobretudo, nos espaços do pré escolar e primeiro ciclo.

Uma visita justificada pelo “ajuste” feito na Escola de Lagares da Beira que passou a acolher a valência de Jardim de Infância que, até aqui, funciona num espaço exterior à escola. Uma situação que decorre da libertação de salas na escola, decorrente da diminuição do número de alunos. Para Graça Silva, vereadora da Cultura a medida é “benéfica” em termos pedagógicos, possibilitando que as crianças ali iniciem o contacto com a escola, onde vão continuar até ao 9º ano. “É uma boa aposta e pedagogicamente é uma mais valia”, verificou Graça Silva, notando que a medida não é nova, já tendo sucedido o mesmo na Escola de Ervedal da Beira.

 

Exit mobile version