Site icon Rádio Boa Nova

Novas EIP nos BV de Oliveira do Hospital e Lagares da Beira vão “garantir um cuidado com maior prontidão” à população

As corporações dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (BVOH) e de Lagares da Beira (BVLB) vão contar com novas Equipas de Intervenção Permanente (EIP), que pretendem “garantir às populações um cuidado com maior prontidão”. As EIP são financiadas pelo Estado (50%) e pelas autarquias (50%).

A cerimónia de assinatura dos protocolos decorreu, ontem à tarde, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e contou com a presença do executivo municipal, Nuno Seixas, 2º Comandante do Comando Distrital, comandantes e dirigentes dos BVOH e BVLB, José Carlos Marques, Coordenador da Proteção Civil no concelho e Carlos Mendes, em representação da Assembleia Municipal.

Nuno Seixas começou por explicar que as Equipas são “constituídas por cinco elementos que estarão permanentemente no quartel, durante as oito horas diárias”. “Já havia uma, mas agora haverá uma maior cobertura por parte dos corpos de Bombeiros, independentemente dos outros funcionários que também estão nas Associações”, disse, reforçando que “estas equipas estão mais vocacionadas para uma primeira intervenção”.

Na ocasião, o 2º Comandante do Comando Distrital de Coimbra parabenizou o presidente do Município oliveirense pela sensibilidade em querer servir melhor a população. “O senhor presidente sabe o valor que têm os bombeiros porque é um homem do terreno, que esteve sempre presente nos momentos mais importantes que afetaram a região, como incêndios, tempestades e, agora, a pandemia”, afirmou.

“Há quem diga que os Bombeiros estão na linha da frente. Eu discordo. Na linha da frente estão os profissionais de saúde nos hospitais. Para lá da linha da frente estão os bombeiros”.

Nuno Seixas aproveitou para fazer um “agradecimento público” aos Bombeiros que, neste contexto da pandemia, “são eles que vão a casa das pessoas, que as transportam e ficam fechados numa célula sanitária numa ambulância com aquele equipamento durante horas”.

Também José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense, quis “prestar uma homenagem” aos operacionais, nomeadamente às respetivas corporações com as quais foi “criada uma relação de proximidade” que “levou a grandes resultados”.

“É o dinheiro mais bem aplicado pelo Município”

O autarca de Oliveira do Hospital realçou que o dinheiro que a Câmara Municipal atribui aos operacionais é bem entregue “pelo trabalho de grande relevância e importância” na “resposta àqueles que mais precisam”.

“Fazia todo o sentido que Lagares da Beira e Oliveira do Hospital ficassem com estas duas EIP. É um esforço financeiro da Câmara Municipal, mas é um esforço gratificante”, afirmou.

José Carlos Alexandrino adiantou, ainda, que nos últimos anos, nos seus mandatos, o Município “atribuiu mais de 2 Milhões e meio de Euros”, sem contar com o investimento em EIP.

Exit mobile version