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Nova realização de testes preventivos a funcionários de lares arranca esta semana

Na segunda fase do programa de testagem preventiva à covid-19, os funcionários de lares de idosos vão ser testados a partir desta semana, de modo a identificar casos positivos e controlar a propagação, anunciou hoje o Governo.

 Em comunicado, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) arranca a segunda fase do programa de testagem preventiva ainda esta semana, que irá decorrer de forma gradual nas cinco regiões do território continental.

O ministério adianta que “na nova fase deste programa, serão testados preventivamente, os funcionários dos lares com 50 ou mais utentes.”

Nas regiões de Lisboa e Porto, que têm um valor acrescido de risco epidemiológico, “serão testados os lares com capacidade igual ou superior a 30 utentes”, acrescentando que a regra estipulada poderá ser alterada “caso existam situações de surto na comunidade”.

De acordo com o MTSSS, será feita testagem regular em todos os lares de idosos a cada grupo de funcionários, estando previsto que a testagem decorra durante os próximos cinco a seis meses.

“Este programa vai ser concretizado no terreno em parceria com as instituições científicas e de ensino superior”, acrescenta o ministério.

O Governo já criou 18 brigadas distritais de intervenção rápida, compostas por mais de 400 profissionais, entre pessoal ajudante de ação direta, auxiliares de serviços gerais, enfermeiros, psicólogos e médicos, que começaram a funcionar a 01 de outubro e que “atuam quando a instituição ou a estrutura municipal de Proteção Civil não conseguem assegurar a reposição de recursos humanos em situação de crise”.

Alexandra Santos,
Jornalista estagiária

 

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