Site icon Rádio Boa Nova

‘Nós é Mais Bichos’ e Município de Seia avançam com Programa CED- Captura, Esterilização e Devolução de animais errantes

A Nós é Mais Bichos e o Município de Seia assinaram, no passado dia 28 de junho, um protocolo de colaboração para a gestão do programa CED (captura, esterilização e devolução) de felídeos errantes do Concelho de Seia.

O protocolo agora firmado tem por objetivo o controlo populacional de animais felinos errantes e silvestres, com recurso à sua captura, esterilização e devolução ao local de origem, tal qual se encontra previsto na legislação portuguesa, ao abrigo do n. o1, artigo 3.o da portaria n.o 146/2017, de 26 de abril.

Para a associação, “este é um passo essencial com vista à melhoria das condições de vida dos animais que habitam as ruas do concelho”. A implementação do Programa CED “é de extrema relevância, visto que a existência de colónias de felinos saudáveis e controladas do ponto de vista da sua população, permitem eliminar os incómodos causados pelas lutas territoriais entre gatos e o nascimento de bebés nas ruas”.

Referem que a esterilização dos animais “diminui ainda a transmissão de doenças infetocontagiosas entre eles, mantendo a colónia existente o papel importante dos gatos no controle da população de roedores”.

A par do trabalho de captura, esterilização e devolução a Nós é Mais Bichos, em articulação com o Município de Seia, “promoverá a instalação de equipamentos de abrigo para os animais residentes nas colónias, e estabelecerá as regras de gestão de colónia, contando com a colaboração de cuidadores e vizinhos para a sua manutenção”.

“Estamos certos de que o caminho que agora se inicia trará benefícios a todos: aos animais, aos cuidadores e à comunidade onde esses animais se inserem. Os cuidadores de colónias deverão, a partir de hoje, contactar a Nós é Mais Bichos para registo e posterior intervenção da colónia que cuidam, através do e-mail: nosemaisbichos@gmail.com. A Nós é Mais Bichos agradece o empenho e colaboração de todos neste novo futuro”, lê-se na nota enviada à Rádio Boa Nova.

Exit mobile version