Site icon Rádio Boa Nova

“Normalmente seguimos a Nossa Senhora. É ela que nos orienta. Desta vez, foi ela que visitou as nossas casas” (com vídeo)

Arrancou, ontem à noite, a Procissão das Velas na cidade de Oliveira do Hospital, este ano designada “Procissão do Coração” pelo facto de as pessoas participarem apenas com o coração.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima passou pelas ruas da cidade, onde foi presenteada com pétalas, velas acesas nas janelas e com olhares de “amor e carinho” de quem queria “acolher a bênção do céu”.

À Rádio Boa Nova, Padre António Loureiro, pároco de Oliveira do Hospital, referiu que, este ano, “foi uma procissão diferente das outras”, ainda assim proporcionou “um momento muito belo, que as pessoas aderiram muito”, em que se sentiu que, “apesar das dificuldades, Maria está connosco e que Deus não nos abandona”.

“São tempos estranhos mas o mesmo amor de Deus. Acabou por ser uma manifestação de amor que fomos vendo através de cada casa”, afirmou António Loureiro.

As celebrações e respetiva procissão prosseguem nos próximos dias pelas restantes freguesias do concelho oliveirense. Hoje, dia 13, a imagem de Nossa Senhora de Fátima passará por Gramaços, Catraia de S. Paio, S. Paio de Gramaços, Chamusca da Beira e Póvoa das Quartas. Amanhã, dia 14, será a população da Bobadela e Gavinhos de Baixo e Cima a serem presenteados com este momento religioso. Lagos da Beira, Nogueirinha e Meruge fazem parte do itinerário no dia 15. Por fim, no dia 16, Nossa Senhora passará por Travanca de Lagos, Andorinha e Negrelos.

De acordo com o pároco de Oliveira do Hospital, o Padre Paulo está a fazer o mesmo pelas restantes paróquias como Lagares da Beira, Ervedal da Beira, Seixo da Beira e Lajeosa.

“Acaba por ser uma semana que queremos associar à peregrinação de Fátima e fazendo que Nossa Senhora peregrine nas ruas do nosso concelho”, referiu António Loureiro, adiantando que as celebrações ficam concluídas com a “oração do terço com todas as catequistas das paróquias”, no domingo, dia 17 de maio.

Apesar de a Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital transmitir as celebrações via rádio e facebook, o pároco defende que as mesmas “não substituem a presença na Eucaristia mas é uma aproximação”.

Na Rádio Boa Nova, o pároco referiu que a igreja estará aberta de novo no próximo dia 31 de maio, de acordo com a previsão do Governo.

Exit mobile version