Foi confirmado um nono caso do novo coronavírus em Portugal. Trata-se de um homem que está internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa.
Este homem tem uma “ligação epidemiológica a Itália”, avançou Graça Freitas em entrevista no Primeiro Jornal da SIC.
A informação foi, posteriormente, confirmada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) em comunicado. O paciente tem 42 anos e a sua “situação clínica está estável”.
Já sobre os primeiros casos de transmissão em Portugal e quando questionada sobre se estaríamos a entrar numa nova fase da doença, a diretora-geral da Saúde referiu que “ainda não”.
“A maior parte dos casos foi importado daquilo a que chamamos uma zona com transmissão comunitária ativa e depois temos três casos que têm ligação entre si – a partir de um houve uma cadeia de transmissão secundária”, esclareceu.
Nesta fase, afirmou Graça Freitas, “estamos com casos muito limitados, sobretudo importados e com uma cadeia de transmissão secundária”. Quanto ao plano ‘desenhado’ para combater o surto, a responsável explicou que “estamos a viver uma situação absolutamente extraordinária”, sendo “impossível ter todas as variáveis e todo o conhecimento que nos permita perceber uma coisa que é muito importante: prever a evolução dessa epidemia.”
De lembrar que na China, onde teve origem o surto, o número de mortos ultrapassou a barreira das três mil pessoas, com 31 novas vítimas mortais registadas nas últimas 24 horas, anunciaram as autoridades chinesas.
O surto de Covid-19, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou mais de 3.200 mortos e infetou mais de 93 mil pessoas em 78 países.