Nogueira do Cravo caminha a passos largos para lhe ser reconhecida a titularidade de vila.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Nogueira do Cravo, “considerando a Lei 24/2024 de 20 de Fevereiro” (…) que reconhece “a titularidade histórica da categoria de vila a todas as povoações que sejam ou tenham sido sede de concelho, nomeadamente em virtude da demonstração da concessão de Carta de Foral e da existência de estrutura administrativa relevante”, Nogueira do Cravo tem legitimidade para ser reconhecida como tal.
Nesse sentido, de acordo Luís Nina, “a Junta e Assembleia de Freguesia de Nogueira do Cravo deliberaram por unanimidade aprovar a proposta de reconhecimento da titularidade histórica da categoria de Vila a Nogueira do Cravo, uma vez que reúne os critérios previstos na Lei, designadamente possuir a primeira carta de foral datada do ano 1177”. “Posteriormente a sua carta de foral episcopal foi renovada pelo Rei D. Manuel I a 12 de setembro de 1514, tendo sido concelho a partir desta data até 6 de novembro de 1836, data em que o concelho de Nogueira do Cravo foi extinto, passando a sede de freguesia incorporada no concelho de Oliveira do Hospital até aos dias de hoje”, refere o autarca.
Posteriormente, a proposta foi submetida à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital onde foi igualmente aprovada por unanimidade pelo executivo. José Francisco Rolo também considerou que a “dimensão, vitalidade, dinamismo, capacidade produtiva e serviços que dispõe” são “razões mais que suficientes” para Nogueira do Cravo, “a segunda maior freguesia do concelho” passar a ser vila. “Entendo que é mais do que justo este reconhecimento da titularidade histórica de categoria de vila à localidade de Nogueira do Cravo”, sublinhou Rolo. Uma opinião unânime entre os restantes membros do executivo em permanência e da oposição.
A proposta segue agora para a Assembleia Municipal onde também irá a votos. Caso seja votada favoravelmente, será levada à Assembleia da República para votação final e entrada em vigor.
Se tal acontecer, “será um dia histórico e um motivo de orgulho para toda a comunidade nogueirense, contribuindo para a valorização social, distinção, brio e honra da freguesia, pessoas, instituições e coletividades e também para o concelho de Oliveira do Hospital que passará a contar com três vilas”, sublinha a Junta de Freguesia.
Na última reunião da Assembleia Municipal, Luís Nina deu a conhecer a proposta aos deputados, apelando à “sensibilização” aquando da votação.
Recorde-se que, recentemente, o parlamento aprovou por unanimidade a elevação de Pombeiro da Beira (Arganil) a vila.