Seis distritos de Portugal continental vão estar sob aviso laranja, o segundo mais elevado, entre terça e quarta-feira, devido a agitação marítima, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Lisboa, Leiria e Coimbra encontram-se sob aviso laranja entre as 06h00 de terça-feira e as 00h00 de quarta-feira, sendo que o alerta está em vigor em Faro, Setúbal e Beja pelos mesmos motivos mas até às 03h00 de quarta-feira.
Nestes distritos preveem-se “ondas de noroeste com cinco a seis metros, podendo atingir 10 metros de altura máxima”, lê-se num comunicado do IPMA.
Estes seis distritos e ainda Porto, Guarda, Viana do Castelo, Castelo Branco, Aveiro, Braga e Madeira (costa norte e Porto Santo) vão estar sob aviso amarelo por diferentes motivos – agitação marítima, neve e vento – em distintos períodos entre hoje e quarta-feira.
Entre as 12h00 de hoje e as 00h00 de amanhã, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve acima de 1600 m, “com acumulação da ordem dos 5 a 10 cm nos pontos mais altos da Serra da Estrela”. Ainda de acordo com o IPMA, é expectável que a neve e formação de gelo levem ao condicionamento ou interdição de algumas estradas e causem danos em estruturas ou árvores, ou prejudiquem os abastecimentos locais.
Por outro lado, entre as 06h00 e as 21h00 de terça-feira, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar também sob aviso amarelo por causa do vento, estando previstas rajadas até 80 km/h, em especial junto à faixa costeira.
Já a costa norte da ilha da Madeira, que foi muito fustigada nos últimos dias pela depressão Emília, assim como a ilha de Porto Santo, voltam a estar amanhã sob aviso amarelo devido à agitação do mar. Estão previstas ondas de noroeste com 4 a 5 metros.
Oliveira do Hospital está, hoje, sob aviso amarelo devido à previsão de precipitação por vezes forte, num dia em que as temperaturas variam entre os 4 e 11 graus.




























