A Feira do Vinho do Dão vai decorrer em Nelas, de 5 a 8 de setembro, e promete ser um “evento imperdível para os amantes de vinhos e da cultura vinícola”, anunciou a autarquia.
Durante a feira, os visitantes têm a oportunidade de degustar os melhores vinhos, conhecer produtores locais e da região, e desfrutar de uma programação repleta de atividades, incluindo palestras, workshops, exposições, teatro e música ao vivo, showcookings e gastronomia regional.
Nesta edição, que reúne 39 produtores de Vinho do Dão, as provas e vendas têm início na sexta feira, dia 6 de setembro a partir das 15h00 até às 22h00, mantendo o mesmo horário nos dias seguintes, sendo o horário das 22h00 às 0h00 destinado exclusivamente a vendas. Logo de seguida, e novidade desta edição também, é o funcionamento do Wine Bar na Praça do Município, até às 2h30 da manhã, oferecendo um ambiente exclusivo onde os visitantes poderão degustar uma vasta seleção de vinhos do Dão, num espaço que combina conforto e sofisticação. Este espaço será o ponto de encontro para enólogos, apreciadores de vinho e curiosos, onde poderão desfrutar de uma experiência enológica completa, acompanhada de música ao vivo, e pela primeira vez de um conjunto de Provas rápidas asseguradas por produtores presentes na Feira, num conceito distinto e multifuncional em que se pretende a realização de diversas atividades de promoção do Vinho do Dão e de toda a Região.
No primeiro dia do evento, dia 5 de setembro, destaque para a Mesa Redonda “Um Dão: Um Passado com Futuro”, com lugar no Auditório do Edifício Multiusos, que reúne um conjunto de reputados especialistas do sector vinícola e no qual vai marcar presença o Secretário de Estado da Agricultura, João Manuel Rodrigues, numa conversa moderada por Jorge Adolfo, docente da ESEV, e Pedro Rodrigues, docente na Escola Superior Agrária de Viseu, sobre o papel do vinho do Dão no desenvolvimento económico e social da região e os desafios e oportunidades da fileira do vinho do Dão. Compõem o painel de oradores Ângelo Sebastião Fonseca, técnico superior da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), João Ferreira Fonseca, docente e historiador do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão (CEVD), Vanda Pedroso, Embaixadora do Coração do Dão e técnica superior do CEVD, António Mendes como representante da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, e Constança Vieira de Andrade, da empresa Baba Yaga, Lda.
Ainda no dia 5 de setembro, tem lugar o Concurso de Vinhos “Grande Prémio Engenheiro Alberto Vilhena”, sob orientação do renomado crítico de Vinhos, Luís Lopes, que premeia e destaca a excelência dos vinhos do Dão dos produtores presentes na Feira. A concurso estão 10 vinhos brancos, 10 tintos, 5 rosados e 5 espumantes, que serão postos à prova “No melhor do Concurso da FVDão”, no dia 7 e no dia 8 de setembro, às 11h30, no Mercado Municipal, mediante inscrição.
Na área das provas de Vinho, vão decorrer diversas ações, com uma “Iniciação à Prova”, orientada pelo Escanção José Cardoso, os “Clássicos de Tondela pelo Enólogo Osvaldo Amado, e “Touriga Nacional: A Nossa Casta Rainha”, pelo Enólogo Carlos Silva. Novidades desta edição, são as provas conjuntas de cinco enólogas do Dão, o “Dão no Feminino”, que conta com Joana Cunha, Lúcia Freitas, Mafalda Perdigão, Patrícia Santos e Sónia Martins, e moderação por Tiago Macena, bem como a ação “Jovens Enólogos do Dão”, orientada por Carlos Raposo, Diogo Santos e Isabel Escudeiro, e a prova “Monovarietais de Castas do Dão”, orientada por Vanda Pedroso da CEVDão e pela Enóloga Cátia Leitão.
Ao longo dos três dias, de sexta a domingo, no Mercado Municipal, vão decorrer também diversos showcookings e harmonizações orientadas por conceituados Chefs e enólogos que garantem, aos visitantes, oportunidades únicas para conhecer ou aprofundar conhecimentos sobre as diferentes castas e terroirs desta região, bem como de produtos endógenos do Dão. Destaque para a ação conjunta dos Cinco Chefs do Projeto do Município “à Mesa no Coração do Dão”, com Diogo Rocha, Henrique Ferreira, Luís Almeida, Nuno Fonte e Paulo Gonçalves, no sábado, dia 7 de setembro, às 16h00. Decorrem também “Os Aromas e Sabores do Dão”, “Uva & Chocolate” para os mais pequenos, Queijo da Serra e Vinho: Um dueto de sabores perfeitos”, um momento de degustação por Confrarias Báquicas e Gastronómicas, “Harmonização: Pão, enchidos e vinho sobre a Mesa”, e por fim “Histórias da minha avó Marquinhas”.
Além do seu enfoque técnico e profissional, a Feira do Vinho do Dão destaca-se também pela oferta cultural, social e de entretenimento.
Neste sentido, um dos grandes momentos desta edição é o regresso do espetáculo musical “Não Há Bela Sem… um Dão”, apresentado pela Contracanto Associação Cultural, que tem lugar nas noites de sexta e sábado, combinando música, teatro e promoção da região do Dão. Das noites fazem parte também o Projeto Bug, dia 6 de setembro, after hours, no dia 7, os DJs Wilson Honrado e Grzyzzller, e no dia 8 de setembro, domingo, sobe ao palco o fadista Camané. A Feira conta ainda com um leque diversificado de iniciativas que abrangem diferentes faixas etárias, animação infantil, coletiva de pintura de artistas do Dão, exposições de fotografia, atividades lúdicas, desportivas, mostra de artesanato e produtos regionais, encontros de clássicos e confrádicos, animação de rua, associativismo, passeios guiados pela região, com o Passeio Pé Ante Pé PR2 “Pelo Coração do Dão o Vinho e a sua História” e Passeio em Senhorim “Pelo Coração do Dão, o Vinho e a Sua História”, entre outros momentos, que oferecem uma imersão total na cultura e tradições do Dão.
No âmbito da Sustentabilidade, o Município de Nelas celebra com Green Cork/Quercus um protocolo de parceria que passa pela implementação de práticas sustentáveis e de preservação do meio ambiente, promovendo uma viticultura mais responsável, destacando-se a promoção da reciclagem de rolhas de cortiça, bem como ações de sensibilização junto do canal HORECA e escolas do Concelho. Uma abordagem demonstrativa do empenho do Município em alinhar a Feira do Vinho do Dão com melhores práticas ambientais, contribuindo para um futuro mais verde.
A Praça da Alimentação da feira vai garantir excelentes opções gastronómicas, que destacam os sabores da região, proporcionando aos visitantes uma oferta diversificada que vai desde petiscos até às refeições completas. A combinação de vinho e gastronomia será um dos pilares desta edição, realçando a riqueza cultural e culinária do Dão.
“Neste evento não celebramos apenas o Vinho do Dão, celebramos todas as múltiplas vertentes que fazem do Dão uma Região que merece ser visitada por todos. Faça parte deste evento e descubra a oferta variada que temos para todos, desde os mais pequeninos, aos amantes do vinho do Dão, das artes e aficionados do desporto”, conclui a autarquia.