Numa altura em que o Concelho de Nelas se encontra a viver uma situação de pandemia motivada pelo coronavírus e a doença Covid-19, o Município …
… decidiu pela distribuição quinzenal de cabazes refeição para os alunos do escalão A e B do Pré-escolar e do 1º Ciclo do Concelho, num montante financeiro inicial para a autarquia superior a 20.000€ (vinte mil euros).
Segundo comunicado enviado pelo Município de Nelas à Rádio Boa Nova, a distribuição vai decorrer até ao final do terceiro período letivo em junho, sendo o cabaz composto por produtos alimentares recomendados pela entidade da educação competente (DGEST).
A medida é justificada pelo “encerramento de estabelecimentos de ensino e alterações de fundo no sistema ensino/aprendizagem devido à pandemida da Covid-19 e resultou de decisão tomada pelo Presidente da Câmara em reunião com os Agrupamentos de Escolas que têm vindo a acompanhar a situação e sentido as necessidades manifestadas pelos Agrupamentos de Escolas e encarregados de educação, tendo por isso preparado um pacote de medidas que possam mitigar ao máximo as referidas necessidades com o intuito de colaborar para a valorização da aprendizagem dos alunos do concelho. “Este é um trabalho em constante transformação que está a ser acompanhado de perto”, refere a autarquia em comunicado.
“Importa, no entanto, informar e sensibilizar todos os que são abrangidos por esta medida que a rapidez como queremos implementar a medida no terreno pode por vezes causar dissonâncias entre o Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim e o Agrupamento de Escolas de Nelas. Por este motivo já foi realizada uma primeira distribuição de cabazes para os encarregados de educação dos alunos do Pré-escolar e do 1º Ciclo de Canas de Senhorim e a partir de terça feira (21 de abril) será efetuada a distribuição aos encarregados de educação do Agrupamento de Escolas de Nelas”, informa o Município.
Em comunicado, a autarquia de Nelas refere ainda que “esta é uma situação de calamidade nacional à qual o concelho de Nelas não é alheio. No entanto, é importante referir que estamos comprometidos em valorizar e reforçar a educação com os Agrupamentos de Escolas de Nelas e Canas de Senhorim e outras instituições, bem como, acompanhar as necessidades de todos os outros setores”.
“Com trabalho e esforço de todos e de todas as famílias, instituições e empresas, que têm sido exemplares, é possível para mim como Presidente da Câmara continuar o trabalho que assumi perante vós, hoje face às acrescidas dificuldades e obstáculos ainda com mais convicção e força, porque juntos iremos conseguir ultrapassar este momento”, conclui o comunicado.