No regresso das conferências da Direção Geral da Saúde (DGS), a diretora Graça Freitas, que esteve afastada por ter testado positivo à Covid-19, apelou a que se continuem a seguir as normas para evitar a propagação da Covid-19.
Ao apresentar os valores de hoje do boletim epidemiológico, a Diretora-Geral da Saúde revelou que se mantém, “no geral, uma tendência epidémica decrescente”. A taxa de letalidade global “tem-se mantido estável e é, neste momento, de 1,6%” e a taxa de letalidade acima dos 70 anos “é de 10%”, disse ainda. Já a incidência cumulativa, feita por 100 mil habitantes, “reduziu de 502 para 490 casos de infeção, mantendo-se assimetrias por concelho e região do país”.
Graça Freitas deixou ainda mensagens aos portugueses nesta época festiva, sublinhando que “o número de contactos por cada indivíduo aumenta a nossa probabilidade de contágio”. “Nesta época, o convívio, pode assumir um grande relevo na transmissão do vírus” e, assim, “os afetos devem ser transmitidos mantendo a distância física”.
A Diretora-Geral frisou também que “temos uma responsabilidade acrescida de, nestas festas, não retroceder no número de casos”. Recomendando que cada um cumpra no seu concelho as regras que estiverem instituídas, Graça Freitas deixou uma mensagem aos que estão isolados: “Não devem ver outras pessoas. Não devem sair de casa nem devem receber visitas”.