Site icon Rádio Boa Nova

Natal com chuva mas com temperaturas acima da média para esta altura do ano

Depois de duas semanas de chuva e alguns episódios de cheias que fizeram estragos, nomeadamente na região de Lisboa e no distrito de Portalegre, muitos portugueses preparam-se para viajar até à casa de familiares para passar a quadra natalícia. Apesar de amainar, a chuva não vai dar tréguas nos dias festivos.

O Natal está a chegar e traz consigo uma superfície frontal fria com ondulações, que vai provocar períodos de  chuva “por vezes forte e persistente a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, em especial no litoral, sendo menos frequente na região Sul”. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), entre dia 24 (sábado) e dia 26 (segunda-feira), o vento vai também intensificar-se, “tornando-se moderado do quadrante sul, por vezes forte e com rajadas no litoral oeste e nas terras altas”.

Quanto às temperaturas, irão manter-se acima da média para esta altura do ano, não se prevendo alterações significativas nos próximos dias. As máximas vão oscilar entre os 10 e os 19°C e as temperaturas mínimas entre os 6 e 15°C, sendo os valores mais elevados no litoral e os mais baixos no interior Norte e Centro.

De um modo geral, “a agitação marítima na costa ocidental será de noroeste com 3 a 3,5 metros a norte do Cabo Raso e 2 a 3 metros a sul do referido cabo passando a ondas de oeste a partir do dia 24. Na costa sul as ondas serão de sudoeste com 1 metro, aumentando para 2 metros no dia 25”, indica ainda um comunicado do IPMA sobre o estado do tempo para o continente na semana de Natal.

Até sexta-feira, o estado do tempo em Portugal Continental “vai ser influenciado por um anticiclone localizado entre Portugal Continental e a Madeira e pela presença de uma massa de ar quente e húmido” que vai originar períodos de chuva fraca, mais frequente no litoral a norte do Cabo Mondego. 

Exit mobile version