Site icon Rádio Boa Nova

Não se esqueça que a hora muda este fim-de-semana

O horário de verão está a chegar e, com ele, ‘perderá’ uma hora de sono, isto porque na madrugada de domingo, dia 26 de março, os relógios adiantam uma hora, ditando a chegada de dias mais longos e soalheiros.

No caso do continente e da Madeira, a mudança da hora acontece à 1h00 da manhã, que passa para 2h00 da madrugada. Já nos Açores, o relógio adianta 60 minutos logo à meia-noite, passando a 1h00.

O atual regime de mudança da hora na União Europeia é regulado por uma diretiva que determina que todos os anos os relógios sejam adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão, respetivamente.

A hora de inverno regressa a 29 de outubro, também um domingo.

Recorde-se que, em março de 2019, o Parlamento Europeu aprovou, sob proposta da Comissão Europeia, o fim da mudança da hora nos Estados-Membros da União Europeia, defendendo a entrada em vigor da medida em 2021.

Contudo, a adoção da medida no espaço comunitário dependia de uma tomada de posição, que está por tomar, do Conselho da União Europeia, instância de decisão onde estão representados todos os Estados-Membros, e também dos países.

Portugal defende o atual regime, com uma hora de verão e com uma hora de inverno.

Na sequência de uma consulta pública organizada pela Comissão Europeia em 2018, o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), então com competências na manutenção da hora legal em Portugal, emitiu um parecer, remetido ao Governo, que apontava para a manutenção da hora de verão e da hora de inverno, avaliando fatores como a poupança energética e a perturbação no sono.

Exit mobile version