De repente, a Junta de Freguesia da União de Freguesias publicou uma desagradável surpresa através de uma “Informação”, com data de 27 de Maio, a anunciar o abate do nosso Pinheiro já para dias 3 e 4 de Junho !
Acontece que o nosso Pinheiro não é uma simples árvore envelhecida. É um verdadeiro símbolo – um “ex-libris” – de Vila Franca da Beira. É uma testemunha, ainda viva, da vida da nossa Povoação e há já uns 200 anos !.
Entretanto, foi doado à então Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira. Por isso, aos Vilafranquenses compete decidir o que fazer com esta Árvore!
Quando um ser humano fica doente antes de mais deve ser tratado mesmo que com pouca esperança de vida. Uma árvore não é um ser humano mas uma árvore como o nosso Pinheiro também merece mais consideração ANTES de ser cortada – em autêntico abate sumário – sem outra hipótese.
Mas a Junta de Freguesia da União de Freguesias decidiu avançar para o abate do Pinheiro sem primeiro cuidar em ouvir os Vilafranquenses sobre o assunto. Faz mal a Junta de Freguesia !
Reclama-se pois que a Junta de Freguesia e os Serviços da Câmara Municipal suspendam a “execução” – pela Motosserra – do nosso Pinheiro que marcaram já para dias 3 e 4 de Junho . Afinal porquê tanta urgência ?!
ANTES de um acto desses, que a acontecer já não pode voltar atrás, reclama-se que seja ouvida a População de Vila Franca da Beira ! E a Junta de Freguesia só não fará assim se não quiser que é muito simples dar essa oportunidade ao Povo ! De facto basta querer ! Até lá, suspenda-se o abate sumário do Pinheiro ! Viva o Pinheiro ! Vivo
João Dinis, Jano
(Vilafranquense; Membro da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira; Ex-Presidente da (ex)Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira).