Os nadadores- salvadores destacados na praia fluvial de Avô, também conhecida por Ilha do Picoto, salvaram ontem à tarde um pai e uma filha de afogamento.
De acordo com informação avançada à Rádio Boa Nova pelo presidente da Junta de Freguesia de Avô, o homem com idade na casa dos 40 anos “encontrava-se a nadar com a filha com cerca de seis anos, levando-a às costas e estariam a afogar-se. “Os nadadores aperceberam-se e entraram de imediato em ação e recuperaram a situação quer do pai, quer da criança”, referiu José Carlos Martins, dando conta da sua satisfação por o socorro prestado ter sido bem sucedido.
O salvamento, ontem ocorrido, foi o primeiro verificado neste ano, na praia fluvial de Avô, que pela primeira vez conta com a presença de dois nadadores salvadores, que “tiveram a primeira experiência de sucesso”.
A época balnear iniciou no dia 1 de julho nas praias fluviais do concelho. Em Avô, devido à pandemia da Covid-19, a praia fluvial, que este ano viu renovado o galardão da Bandeira Azul, “pode ser frequentada por 410 pessoas na zona do areal e de piscina para as crianças”. José Carlos Martins, autarca local, garante que estão acauteladas todas as regras da Direção Geral de Saúde, sendo que “toda a zona está devidamente identificada” no que respeita aos percursos a seguir para a entrada e saída do local, “para evitar o ajuntamento de pessoas”. Todas as pessoas que se deslocam no areal são obrigadas à utilização da máscara.
“Devido à bandeira Azul e à pandemia Covid-19, temos dois nadadores-salvadores para dar satisfação às normas da Direção Geral de Saúde”, referiu ainda José Carlos Martins.