Site icon Rádio Boa Nova

Nadador Salvador retirou homem em paragem cardiorrespiratória na praia de S. Sebastião da Feira

O nadador salvador destacado na praia fluvial de S. Sebastião da Feira, concelho de Oliveira do Hospital, socorreu, ao final da tarde de ontem, um homem que entrou em paragem cardiorrespiratória dentro de água.

Em declarações à Rádio Boa Nova, Rui Coelho, presidente da União de Freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira, referiu que “o nadador salvador apercebeu-se de que um indivíduo estaria com dificuldades, socorreu-o e percebeu imediatamente que estava a fazer paragem cardiorrespiratória”. A vítima foi socorrida na praia e “o nadador conseguiu mantê-lo com pulso até à chegada do socorro”.

De acordo com Rui Coelho, ao local deslocaram-se os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital e a SIV de Seia e o indivíduo “foi transportado até às Vendas de Galizes, onde foi socorrido e estabilizado pela VMER de Coimbra”. Apesar de ter começado a “respirar por meios próprios, seguiu para os Hospitais de Coimbra”.

À Rádio Boa Nova, o presidente referiu que “ainda não se percebeu ao certo o que terá provocado a situação”. Adiantou que o indivíduo tem cerca de 36 anos, “é reconhecido na região mas tem residência temporária em França e é de nacionalidade cabo-verdiana”.

Face a esta situação, Rui Coelho reconhece a relevância da presença de nadadores salvadores nas praias fluviais, contudo, considera que seria “importante” haver vigilância também “em espaços fluviais que não estão vigiados”. “Há muita gente a procurar a zona ribeirinha do Vale do Alva. Estamos preocupados com essa situação. Reconheço que se esta ocorrência se desse num desses espaços sem vigilância, sem nadador salvador, provavelmente teríamos um desfecho diferente”, concluiu.

A época balnear iniciou no dia 1 de julho nas praias fluviais do concelho de Oliveira do Hospital. Em S. Sebastião da Feira, devido à pandemia da Covid-19, a praia fluvial, que este ano viu renovado o galardão de Praia Acessível, pode ser frequentada por 120 pessoas.

 

Fotos: Arquivo RBN

Exit mobile version