Site icon Rádio Boa Nova

Museu do Azeite acolhe oradores nacionais e internacionais da área da “Alimentação e Culto dos Alimentos”

O Museu do Azeite, localizado na Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, é hoje palco do 6º colóquio DIAITA alusivo ao tema …

… “Das Culturas da Alimentação ao Culto dos Alimentos”, reunindo de cerca de 70 oradores nacionais e internacionais.

No arranque dos trabalhos que são promovidos pela Universidade de Coimbra, em colaboração com a CIM da Região de Coimbra, o presidente desta estrutura e autarca de Oliveira do Hospital referiu à Rádio Boa Nova que “não havia melhor local para receber estes visitantes que não fosse o Museu do Azeite”. Atendendo ao tema do colóquio, José Carlos Alexandrino considerou que “o que importa é manter as nossas tradições e ao mesmo tempo haver inovação. “Hoje há uma perspetiva diferente da gastronomia, porque o mundo vai mudando. Estamos a recuperar sabores do antigamente, mas com um cunho da modernidade”, referiu.

Enquanto presidente da CIM da Região de Coimbra e do Município oliveirense, José Carlos Alexandrino adianta que o que se pretende “é um território sustentável, com um turismo sustentável”. Para o autarca a vinda destes oradores constituem um contributo para esse objetivo. Estou contente ao receber à volta de 80 pessoas”, referiu.

Carmen Soares, representante do colóquio DIAITA explicou à Rádio Boa Nova que a iniciativa conta com a participação de pessoas do Brasil, mas também de outros países de Europa , com o objetivo de “mostrar o património alimentar”.

A responsável partilhou o gosto do grupo pela vinda a Oliveira do Hospital, em particular à Bobadela e ao Museu do Azeite. “Já que fazemos parte do grupo de países da Europa reconhecidas como merecedores do título da Unesco da Dieta Mediterrânica, achamos bem vir a um local onde é emblemático o produto que é o azeite, além de que tem, essa matriz desde o início da história que é a presença romana . Aqui conseguimos ver tudo”, referiu Carmen Soares.

A vinda a Oliveira do Hospital coincide com o último dia do colóquio. “É momento de apresentação das investigações e junção da comunidade externa. O nosso trabalho não faz sentido se não se fizer nada útil para as comunidades. Este é um dia fora da academia”, explicou a responsável.

Exit mobile version