O município de Tondela assinou, ontem, o protocolo para a recuperação das 219 casas afetadas pelos incêndios de 15 e 16 de outubro,…
… sendo que os acordos com as restantes autarquias devem estar assinados até ao final do ano.
Assim garantiu a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, sublinhando que só após a assinatura destes documentos será possível fazer a transferência das verbas para os municípios.
Segundo a presidente da CCDRC, o protocolo “delimita a partilha de responsabilidades” das duas entidades.
As autarquias recebem os formulários das famílias afetadas e, assim que os formulários são entregues à CCDRC, é feita a transferência do dinheiro diretamente para as famílias ou para as câmaras, dependendo do protocolo estabelecido.
Em Tondela, os fundos vão ser transferidos para a Câmara Municipal, que vai realizar um trabalho “de monitorização, fiscalização e acompanhamento”, explanou Ana Abrunhosa.
Neste concelho do distrito de Viseu, a Comissão de Coordenação e o município estão a encetar esforços para ser criado um consórcio para assegurar as obras nas casas de primeira habitação afetadas, que vai “aproveitar as empresas locais”, referiu.
com:lusa.pt