O Município de Oliveira do Hospital tem verificado, nos últimos dias, um “gasto excessivo de água”. Tendo em conta as “condições meteorológicas e consequente redução do volume dos caudais”, a autarquia oliveirense apela “a toda a população para a necessidade de se fazerem consumos moderados e um uso eficiente da água”.
Desafia os munícipes a “eliminar qualquer uso não essencial da rede pública de abastecimento para consumo humano, evitando regas e lavagens”.
O Município salienta que a “água não é um recurso inesgotável e temos que a poupar hoje para que a possamos ter amanhã”.
Algumas dicas da Câmara Municipal para fazer um uso intensivo da água:
• Intensifique todos os cuidados de poupança de água que já tem;
• Intensifique a reutilização da água;
• Feche ligeiramente as torneiras de segurança para reduzir o caudal de água à entrada;
• Se chover, armazene água para a reutilizar;
• Não encha tanques e piscinas.
– Reutilize sempre que puder
A água utilizada para lavar os legumes é limpa e pode ser reaproveitada para regar as plantas do seu jardim.
Também a água do duche, enquanto espera que fique quente, pode ser armazenada num balde e reutilizada para lavagens ou descargas sanitárias.
Estes são apenas alguns exemplos de reutilização que pode aplicar em sua casa.
– Tome duches rápidos
Se tomar um duche de 5 minutos e fechar sempre a torneira enquanto se estiver a ensaboar, reduzirá o consumo para 24 litros.
Um chuveiro com sistema redutor de caudal pode economizar até 80%.
– Lave os dentes ou as mãos com a torneira fechada. Sabe que ao lavar as mãos ou os dentes com a torneira aberta, pode gastar cerca de 36 litros de água?
Não desperdice. Enquanto ensaboa as mãos, feche a torneira.
Se usar um copo, pode diminuir o consumo apenas para 1 litro.
– Não deixe a água a correr enquanto faz a barba. Ao manter a torneira aberta enquanto faz a barba, pode gastar até 40 litros de água.
Se colocar uma tampa no lavatório, gastará apenas 2 litros.
– Faça meia-descarga do autoclismo. Um autoclismo gasta, em média, 15 litros de água cada vez que é acionado. Reduza este consumo instalando um autoclismo com função de meia-descarga ou descarga interrompida.
– Use as máquinas de lavar roupa e louça com a carga máxima Uma máquina de lavar roupa consome até 220 litros de água para lavar 5kgs de roupa. Utilize-as sempre com a carga máxima e opte pelo programa de menor consumo.
Se lavar roupa ou louça à mão utilize um alguidar ou a bacia do lava-louça. Coloque a louça de molho antes da lavagem. Evite lavá-la com água corrente.
– Conserte fugas na canalização Uma torneira a pingar de 5 em 5 segundos, durante 24 horas, pode gastar 30 litros de água por dia, o que corresponde a mais de 10.000 litros de água por ano. Se não tiver fugas, reduz para 0 litros.
Esteja atento e, assim que detetar uma anomalia, chame imediatamente o canalizador.
– Não desperdice água durante a rega Se regar o jardim com mangueira vai gastar 18 litros de água a cada minuto.
As plantas deverão ser regadas ao amanhecer ou depois do pôr-do-sol para evitar a evaporação repentina da água.
– Não lave o carro com a mangueira. Antes de lavar o seu carro avalie seriamente a necessidade de o fazer nesta altura.
Se tiver mesmo de o fazer não use mangueira, pois em 30 minutos de lavagem estará a gastar em média 216 a 560 litros de água.
Se em opção usar um balde de 10 litros para lavar o carro e três baldes para o enxaguar, gasta apenas 40 litros de água.
– Utilize um balde com água para lavar o seu quintal.
A lavagem regular de quintais e logradouros com a mangueira deve ser evitada, podendo mesmo em situações extremas ser proibida.
Em alternativa, utilize uma vassoura e um balde com água. Com este gesto poupa muitos litros de água, que podem ser utilizados para outros fins.