Hoje, 5 de junho, assinala-se o Dia Mundial do Ambiente. Em Oliveira do Hospital, a data fica marcada com a realização de uma ação…
… de sensibilização junto do comércio local sobre a eficiência energética e gestão de resíduos.
Várias equipas compostas por alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Escola Profissional Eptoliva e ESTGOH, professores e técnicos da autarquia e da ADI visitaram vários espaços comerciais da cidade com a missão de sensibilizar os lojas para a adoção de práticas sustentáveis.
O arranque da ação teve lugar no Salão Nobre da Câmara de Oliveira do Hospital, Município Eco XXI. José Francisco Rolo, vice presidente e vereador responsável pelo pelouro do Ambiente explicou os objetivos da ação que envolve as escolas e pretende sensibilizar os comerciantes para as boas práticas ambientais. Enquadrou a ação nas “obrigações” do município com galardão Eco XXI.”Termos o galardão é uma parte, mas para lá chegarmos temos que dar a cara e fazer ações”, explicou.
Atento às notícias que marcam este dia e que dão conta do aumento da pegada ecológica, o presidente da Câmara Municipal destacou a importância da “educação ambiental” e de as pessoas tomarem consciência da necessidade de adotarem comportamentos amigos do ambiente, nomeadamente a reciclagem. “A terra tem recursos, mas não tem recursos ilimitados”, observou José Carlos Alexandrino.
A ação hoje realizada junto dos lojistas passou também pela distribuição de dispositivos informativos sobre medidas para a promoção da eficiência energética, com sugestões de poupança de energia, fornecendo ferramentas aos comerciantes para a redução de consumo de energia e consequentemente redução dos custos de funcionamento. Em simultâneo foi promovido o preenchimento de um breve questionário sobre a performance energética do estabelecimento. Também foi entregue um pilhão.
O Município de Oliveira do Hospital lembra que, dentro do que é a sua política de responsabilidade ambiental, tem desenvolvido várias e sucessivas iniciativas a nível cívico e de intervenção no âmbito da educação ambiental junto da população, envolvendo crianças e adultos na proteção e defesa do ambiente, tendo vindo a obter vários prémios e galardões que reconhecem um conjunto de boas práticas como é o caso do Prémio ECOXXI – Municípios Sustentáveis.