Site icon Rádio Boa Nova

Município promoveu exercício “A Terra Treme” na ARCIAL

O Município de Oliveira do Hospital promoveu, uma vez mais, o exercício público “A Terra Treme”. A ARCIAL- Associação Para Recuperação de Cidadãos Inadaptados de Oliveira do Hospital, foi a instituição escolhida para acolher esta iniciativa lançada, anualmente, pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, no âmbito da sensibilização para risco sísmico.

Cerca de 100 cidadãos portadores da deficiência, com a colaboração de técnicos e direção da ARCIAL participaram neste “exercício de proteção” que “é feito a nível nacional”.

Na ocasião, José Francisco Rolo, presidente do Município oliveirense, defendeu que se “deve incutir na comunidade, nos cidadãos e nas instituições, uma cultura de proteção civil e cuidados a ter em caso de ocorrência de catástrofes”.

“Hoje estamos mais preparados para lidar com a adversidade. O ‘Terra Treme’ treina-nos, ensina-nos os cuidados a ter em caso de tremores de terra”, afirmou, avançando que, este ano, o Município recebeu o “desafio por parte da ARCIAL para experimentar o exercício numa instituição que acolhe cidadãos especiais”.

O autarca, que aceitou desde logo o repto, salienta que “é importante levar estes exercícios às instituições”, considerando pertinente realizá-los também em “contextos mais complexos” como hospitais, lares e centros de dia.

“Estes exercícios têm o seu ‘quê’ de simbolismo, mas têm uma componente educativa, pedagógica e de treino fundamental, sobretudo com a presença de elementos da Proteção Civil e Bombeiros, que gera um ambiente de familiaridade e interação”.

Também satisfeito com a ação de sensibilização, Artur Abreu, presidente da direção da ARCIAL, considera crucial que a “população esteja treinada para responder a uma situação de catástrofe”.

Em declarações à Rádio Boa Nova, o responsável afirmou que “este exercício permitiu perceber que na ARCIAL é, de facto, possível haver uma resposta.

Salientando que o lema da instituição passa por mostrar que os utentes “também fazem e também são capazes”, Artur Abreu afirma que “há necessidade de haver um olhar sobre este tipo de instituição”.

Esta ação de sensibilização “A Terra Treme” contou com a presença e colaboração de elementos da Proteção Civil do Município, dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital e Lagares da Beira e da vereadora Graça Silva.

Exit mobile version