Site icon Rádio Boa Nova

Município prestou homenagem “a todos os que, com dedicação e espírito de serviço, dignificam o nome de Oliveira do Hospital”

Naquele que é o seu Dia do Município, a autarquia oliveirense prestou homenagem “a todos os que, com dedicação e espírito de serviço, dignificam o nome de Oliveira do Hospital”.

A Casa da Cultura César Oliveira foi palco da sessão solene das comemorações da efeméride que assinala a notícia tardia da Implementação da República. Naquele espaço cultural, inaugurado precisamente há um ano, não faltaram discursos de enaltecimento do concelho e das suas gentes.

Numa cerimónia mais recatada e sem espaço para falar de projetos e investimentos devido à campanha eleitoral, José Francisco Rolo considerou que “é tempo de gratidão, de reconhecimento e de união em torno daquilo que verdadeiramente define o Município de Oliveira do Hospital: o trabalho, o empreendedorismo, a solidariedade e o mérito dos seus cidadãos”. Segundo o presidente da Câmara Municipal, mais de um século depois da implantação da República, “e num período em que o mundo vive momentos conturbados e de grande incerteza, é importante que essa data continue a inspirar a viver sempre em sintonia com os valores da liberdade, os valores da democracia e, também, da responsabilidade cívica e da igualdade de oportunidades”.

Para o autarca, “celebrar o feriado municipal é celebrar também a identidade coletiva e a capacidade de um concelho do interior em se afirmar pelo seu dinamismo, pela coesão e pelo sentido de comunidade”.

Neste 7 de outubro, Rolo quis “renovar os valores que identificam e fortalecem a comunidade” oliveirense como a “solidariedade, a resiliência, a integridade, o respeito e a participação cívica”. “É esse espírito de partilha, de responsabilidade e de pertença que faz de Oliveira do Hospital uma comunidade viva, unida e orgulhosa de si”, defendeu.

No dia que é “de reconhecimento e de exaltação da comunidade e da história” do concelho”, Rolo defendeu que “o 7 de outubro é o nosso espelho: nele vemos a história que herdámos, o presente que partilhamos e o futuro que queremos continuar a construir”.

Presidente da Assembleia Municipal, José Carlos Alexandrino afirmou que “Oliveira do Hospital pode orgulhar-se de ser um concelho moderno”. “Orgulhoso de ser oliveirense”, Alexandrino enalteceu os homenageados pois “as medalhas são atribuídas a quem faz bem e a quem contribui para a comunidade”.

Numa cerimónia que, para além de atribuir Medalhas de Mérito Municipal, distingue os melhores alunos dos ensinos secundário, profissional e superior, Graça Brito, vereadora da Educação, parabenizou os alunos premiados, acreditando que a distinção possa ser um “fator motivador para continuar o percurso académico e profissional”. Na ocasião, agradeceu o papel das escolas na formação dos jovens.

Presente na sessão como presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e como uma das figuras homenageadas, Isabel Damasceno agradeceu “a generosidade” no gesto por parte do Município. No “fim da carreira”, refere que sempre trabalhou “por gosto”, num “serviço público de proximidade”. Destacou a “resiliência e a capacidade de resistência” das gentes de Oliveira do Hospital que, mais uma vez, foram surpreendidas pelo fogo nos últimos meses.

Por sua vez, Emílio Torrão, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, considerou Oliveira do Hospital “um território vivo e cheio de oportunidades”, que é “uma referência” para a região em “múltiplas áreas”, sobretudo em “busca da melhoria da qualidade de vida”. Elogiou ainda o concelho pela “capacidade de acolhimento” que “prova que o interior é aberto ao mundo”. Na sua intervenção, deixou grandes elogios a José Francisco Rolo pela “perseverança e dedicação” na defesa das suas populações.

Medalhas de Mérito Municipal:

– António José Pinto Tavares (Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira)

– Paulo Alexandre de Brito (Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital)

– Isabel Damasceno (presidente da CCDR Centro)

– Tibério Cabral (a título póstumo)

– Bicicletas SILVEX – JRSilva & Filho, Lda.

– Construtora Nogueirense, Lda.

– Móveis Sancho & Filhos, Lda.

Diplomas de Mérito Escolar:

– Soraia Albuquerque – Agrupamento de Escolas (10º ano)

– Ana Beatriz Fonseca – Agrupamento de Escolas (11º ano)

– Rodrigo Neves – Agrupamento de Escolas (12º ano)

– Mara Cardoso – Eptoliva

– Hugo Pais – ESTGOH

Exit mobile version