Site icon Rádio Boa Nova

Município oliveirense promoveu exercício “A Terra Treme” junto de alunos do pré-escolar e do 1.º CEB

O Município de Oliveira do Hospital promoveu ontem, 5 de novembro, junto dos alunos do pré-escolar e do 1.º CEB da Escola do Seixo da Beira, o exercício público de cidadania no âmbito do risco sísmico “A Terra Treme”.

Este exercício preventivo foi realizado em todo o território nacional, às 11H05, numa ação da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

No nosso concelho, a iniciativa envolveu cerca de meia centena de participantes, entre alunos, professores e auxiliares, técnicos do Gabinete de Ação e Coordenação Local da Proteção Civil e Defesa da Floresta da autarquia e Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira.

Acompanharam a iniciativa as vereadoras Graça Silva responsável pelo pelouro da Educação, e Teresa Dias com o pelouro das Florestas e Desenvolvimento Rural.

Aos alunos foram transmitidas algumas explicações sobre o que é um sismo, mas sobretudo que atitudes de prevenção e comportamentos se devem adotar em situação real. Após a projeção de um pequeno filme demonstrativo realizou-se o exercício de simulação que durou um minuto e durante o qual os participantes executaram os três gestos clássicos de autoproteção: baixar, proteger e aguardar.

 

Com a ‘lição bem estudada’ os jovens alunos executaram o simulacro na perfeição deslocando-se, de seguida, para o ponto de encontro. No final ficaram ainda a conhecer de perto o Veículo Especial de Combate a Incêndios dos soldados da paz de Lagares da Beira.

Exit mobile version