Site icon Rádio Boa Nova

Município oliveirense defende “desporto para todos” e acolhe provas de “atividade adaptada”

“Desporto para Todos” é o mote defendido pelo Município de Oliveira do Hospital nos últimos anos. Foi nesse sentido que a cidade oliveirense foi palco da 12ª Taça Nacional Futsal da ANDDI- Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento intelectual e do 2º Encontro Nacional de Atividade Adaptada.

Foram cerca de 150 cidadãos portadores de deficiência oriundos de vários pontos do país que participaram, este sábado, nas duas competições. Já galardoado como “Amigo do Desporto”, o Município oliveirense assume como bandeira “valorizar o papel do desporto na sociedade que é muito mais do que uma simples competição desportiva”, como assegura Nuno Ribeiro, vereador do Desporto.

“Se temos orgulho em todas as atividades desportivas que acontecem no concelho, esta é uma daquelas que nos honra bastante”, afirmou, realçando que “o desporto é importante na educação, na formação, na integração social e na superação”. Anfitrião destes encontros, “o Município sente-se orgulhoso por, mais uma vez, poder contribuir para um desporto para todos”. A acompanhar os respetivos jogos, Nuno Ribeiro assume que “receber esta iniciativa é um motivo de grande orgulho”.

No Pavilhão Municipal e na Escola Secundária eram visíveis os rostos de felicidade porque, “para além da componente competitiva, estas iniciativas promovem, acima de tudo, o convívio e a partilha”, tal como defende Artur Abreu, presidente da ARCIAL- Associação para Recuperação de Cidadãos Inadaptados de Oliveira do Hospital que viu 15 dos seus atletas participar.

Parceira da ANDDI nesta organização, a ARCIAL congratula-se por este tipo de encontros, na medida em que “são uma mostra do trabalho que se faz diariamente numa instituição na inclusão e integração desta população mais fragilizada”.

“É com muito agrado que colaboramos nestes eventos. Temos a oportunidade de receber um conjunto de instituições que trabalham com os mesmos objetivos que a ARCIAL. Trabalhar com esta população com mais incapacidade, com mais dificuldade e é uma oportunidade de exercermos o nosso trabalho”, defendeu Artur Abreu. Segundo a direção, os utentes “vivem sempre com muita alegria estes momentos de convívio”, pois é “uma oportunidade de se encontrarem com pessoas de outras instituições”.

“Para a ARCIAL interessa esta oportunidade de eles expandirem horizontes, saírem de Oliveira do Hospital e encontrarem pessoas. Com este tipo de população, e até no desporto em geral, deve valorizar-se, acima de tudo, aquilo que é a dimensão humana que a prática do desporto trás aos cidadãos”, sublinhou. Para Artur Abreu, “por força das características que têm estes cidadãos, o resultado das competições é certamente a parte secundária”.

Refira-se que a Seleção Nacional de Síndrome de Down, atual campeã europeia de futsal, está na cidade oliveirense a fazer um estágio de preparação para o Campeonato do Mundo que se vai realizar em Abril, no Peru. Na passada sexta-feira, foi recebida na Câmara Municipal pelo presidente da autarquia, José Francisco Rolo e pelos vereadores do executivo em permanência, Graça Silva e Nuno Ribeiro. O presidente do Município agradeceu à equipa por “defender as cores do nosso país”. “Quando estiverem a competir no Peru, tenham a certeza que Oliveira do Hospital estará convosco”, afirmou.

Exit mobile version