Site icon Rádio Boa Nova

Município espera “casa cheia” para “aplaudir e premiar” os que contribuem para “a dinâmica desportiva do concelho”

Em contagem decrescente para a Gala do Desporto, que acontece esta sexta-feira, o Município de Oliveira do Hospital espera “casa cheia” para “aplaudir e premiar” os que contribuem para “a dinâmica desportiva do concelho”.

Em entrevista à Rádio Boa Nova, Nuno Ribeiro, vereador do Desporto da Câmara Municipal, recorda que a iniciativa “nasceu em 2014 porque, no entendimento do Município, o desporto é, de facto, parte fundamental das nossas vidas, mantém-nos fisicamente ativos e ensina-nos valores importantes como a disciplina, o trabalho em equipa, a superação e integração social”. Assim, considera que a “variedade desportiva considerável” no concelho, que engloba 15 modalidades diferentes e envolve mais de 700 jovens “merece ser reconhecida”.

“A Gala do Desporto foi criada para enaltecer todos os agentes desportivos que se vão destacando pelo mérito, espírito desportivo, empenho, dedicação e trabalho, muitos que contribuem de forma gratuita e por amor à causa”, afirmou, frisando que “o desporto merece ser festejado e celebrado”.

Segundo Nuno Ribeiro, desde a primeira edição, já foram entregues 123 prémios de reconhecimento e todo esse trajeto consta num livro que será distribuído no evento de sexta-feira.

A considerar que o desporto “é uma escola de formação” e que é um aliado da cultura, o vereador afirma mesmo que “se não fosse o clube desportivo, determinadas localidades perderiam um pouco da sua identidade.

Nesta edição da Gala do Desporto, serão atribuídas 15 distinções resultantes da apreciação da Comissão de Avaliação, constituída por elementos de clubes federados e dois convidados. A comunidade oliveirense também foi desafiada a fazer as suas próprias propostas. Para além destas atribuições, serão distinguidos ainda os agentes desportivos que têm vindo a ser reconhecidos pelo executivo municipal nas reuniões camarárias.

“Esta dinâmica faz com que Oliveira do Hospital seja, desde 2020, de forma consecutiva, Município Amigo do Desporto e que hasteie a Bandeira da Ética pela promoção dos valores associados ao desporto. Este é o caminho”, afirmou.

 Como vereador do Desporto, Nuno Ribeiro assume “orgulho em ver tantos jovens envolvidos na prática desportiva”. “O desporto é uma escola. É muito importante para os nossos jovens saberem lidar com as vitórias, mas também com as derrotas. Saberem trabalhar em conjunto, em equipa e lutar por objetivos. São valores importantes não só na prática desportiva, mas ao longo da vida”, sublinhou.

Ao longo da noite, serão atribuídos os seguintes galardões: Treinador do Ano Formação; Atleta do Ano Formação; Equipa do Ano Formação; Equipa Revelação do Ano;  Atleta Jovem Revelação do Ano; Equipa do Ano Sénior; Atleta do Ano Sénior; Dirigente do Ano; Treinador do Ano Sénior; Evento Desportivo do Ano; Clube/Associação Desportiva do Ano; Prémio Dedicação; Prémio Memória; Prémio Mérito Desportivo; Prémio Reconhecimento; e Prémio Carreira.

Este ano, a Gala Do Desporto realiza-se no Pavilhão Desportivo da Escola Secundária de Oliveira do Hospital pelas 21h00.

A apresentação da Gala do Desporto está a cargo da dupla André Sardet, conhecido cantor, e Ângela Cunha, locutora oliveirense. Ao longo da noite, o evento será abrilhantado musicalmente pelo Grupo STIV, pela Orquestra Comunitária de Oliveira do Hospital, e pela Orquestra Cultus Musicae e ainda pelas exibições da Escola de Dança E-motion, da OHSports Patinagem Artística e do Clube de Ginástica de Oliveira do Hospital.

Oiça a entrevista na íntegra »»»»»»

Exit mobile version