Site icon Rádio Boa Nova

Município e Junta de Freguesia querem colocação de médico em Alvôco de Várzeas

A extensão de saúde de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, encontra-se sem médico desde o dia 3 da janeiro, devido à aposentação do conhecido médico Fernando Morais. A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia reivindicam pelo colocação de novo médico numa das freguesias “mais periféricas do concelho”.

O assunto foi levantado, na última reunião pública do executivo municipal de Oliveira do Hospital, pelo presidente José Francisco Rolo (PS) que partilhou a postura já assumida pelo Município de “junto da Administração Regional de Saúde do Centro (ARS) Centro, do diretor do ACES PIN de reivindicar e expor a necessidade de, dentro do quadro de médicos do Centro de Saúde, se repor os cuidados de saúde em Alvôco de Várzeas”

“Marcámos posição junto da ARS, do ACES PIN e do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital para se encontrar uma solução até que seja reposta a vaga deixada vaga pelo Dr. Fernando Morais, no sentido de acautelar os cuidados de saúde primários”, afirmou José Francisco Rolo , assumindo uma “postura de defesa de cuidados primários”.

“Aqui estamos para lutar para que seja colocado um médico”, insistiu o autarca, notando que esta tomada de posição foi articulada com a Junta de Freguesia de Alvôco de Várzeas.

Também em comunicado, a Junta de Freguesia de Alvôco, presidida por Cátia Alves (PSD/CDS-PP), já demonstrou “ a sua preocupação com o facto de centenas de pessoas ficarem sem médico de família e cuidados de saúde primários na nossa unidade de extensão de saúde”.

“Numa população extremamente envelhecida, onde os rendimentos económicos não abastam, onde a mobilidade para a sede de concelho- Oliveira do Hospital- tem pouca oferta e onde a distância se torna uma problemática é de necessidade extrema que este tipo de serviços de os cuidados preventivos e diagnósticos que, não desapareçam”, refere a autarca.

Na hora de saída da extensão de Saúde de Alvôco de Várzeas, o clínico Fernando Morais, natural daquela freguesia, vê reconhecida toda a dedicação à sua comunidade. Em reunião do executivo municipal foi mesmo aprovado um voto de louvor/reconhecimento.

Exit mobile version