Site icon Rádio Boa Nova

Município de Tábua aumenta apoio aos beneficiários do programa ABEM na aquisição de medicamentos

O Município de Tábua assinou, esta terça-feira, uma adenda do protocolo estabelecido desde 2020 com a Associação Dignitude, que visa dar continuidade à parceria e atualizar o apoio, com um aumento de 35%. O apoio anual de 100 Euros por beneficiário passa a ser de 135 Euros.

Na cerimónia da assinatura do protocolo, Ricardo Cruz, presidente do Município tabuense, avançou que esta atualização visa “responder às crescentes necessidades das populações, sobretudo as mais vulneráveis e minimizar os efeitos do aumento do custo de vida”, o que “evidencia a preocupação” da autarquia com as pessoas em situação de fragilidade social e económica”. Atualmente, são 60 os beneficiários do programa ABEM, sendo que o Município avalia anualmente as respetivas situações. Desde a sua implementação no concelho e até ao momento, o Município já contribuiu mais de 10 mil Euros.

Assim, “o Município de Tábua achou por bem dar um passo em frente no protocolo com a Associação Dignitude”, como frisou Ricardo Cruz, salientando que o objetivo “é dar mais condições a quem necessita de forma discreta”.

Por sua vez, António Oliveira, vice-presidente da autarquia e responsável pela pasta da Ação Social, recordou que esta parceria surgiu “ainda na sequência dos incêndios de 2017 no apoio às vítimas”. “Fizemos um longo caminho”, disse, agradecendo aos técnicos do Município “pelo trabalho de acompanhamento e monotorização” das pessoas com maiores necessidades. O vice-presidente não tem dúvidas que o Programa ABEM é “uma das boas medidas do Município” no que diz respeito a “ajudar quem mais precisa”.

Maria João Toscano, diretora-executiva da Associação Dignitude, relembrou que “o projeto teve início em 2016 com o objetivo de dar dignidade ao acesso ao medicamento”. A responsável sublinhou que se trata de um “programa solidário e equitativo que é ajustado a cada pessoa”.  “É um programa que pretende melhorar as condições de saúde da população”, frisou.

Em representação das quatro farmácias aderentes, Maria José Carniça, diretora técnica de uma, agradeceu “a sensibilidade da Câmara Municipal” que tem “demonstrado preocupação com os munícipes”. Elogiou a Rede Solidária do Medicamento que é “inclusiva e não expõe os beneficiários”.

Refira-se que, no concelho de Tábua, aderiram ao Programa ABEM, as Farmácias Simões Ferreira, Carvalho, Quaresma e Nova de Midões. Esta nova atualização do protocolo entra em vigor em janeiro de 2023. O apoio diz respeito a medicamentos comparticipados e com receita médica.

Exit mobile version