No passado dia 14 de maio decorreu a Apresentação Pública dos projetos que participaram no 1º Bootcamp de aceleração de negócios de Turismo de Tábua, onde 6 startups apresentaram os seus Pitches finais, na cerimónia que decorreu no auditório do Espaço Cultiva, incubadora de empresas, em Tábua.
O Bootcamp de Tábua é um programa de aceleração pensado para apoiar startups e empreendedores nas áreas de Turismo Rural, Turismo de Aventura, Turismo Cultural, Ecoturismo, Turismo Gastronómico, Enoturismo, Turismo de Saúde, no desenvolvimento dos seus modelos de negócio, através de uma metodologia de capacitação, mentoria e criação de redes de contactos.
Esta 1ª edição de âmbito municipal foi centrada em territórios de baixa densidade. Os destinatários foram empreendedores que promovem projetos de Turismo na região. Este programa foi promovido pela Câmara Municipal de Tabua, o Espaço Cultiva – incubadora de empresas e contou com o apoio dos Territórios Criativos, atendendo às prioridades estratégicas do município no setor do Turismo.
“Pretendemos, com este primeiro Bootcamp, atrair mais projetos que possam impulsionar ainda mais o turismo local. Falta-nos um operador turístico que crie sinergias e parcerias entre aqueles que oferecem serviços relacionados ao turismo e aqueles que podem desenvolver negócios relacionados com o setor.” – afirma David Pinto, vereador com o pelouro do turismo na Câmara Municipal de Tábua.
No 1º Bootcamp de aceleração de negócios de turismo de Tábua, os 6 finalistas fizeram a suas apresentações perante um painel de jurados composto por Alexandre Almeida (Instituto Pedro Nunes), Diana Aquino (Grupo Aquinos), Rui Almeida (Associação Empresarial da Região de Viseu) e Cátia Sá (Budwing).
“O Bootcamp foi incrível; deu-nos uma visão do futuro para o nosso negócio, a nossa empresa. Antes deste Bootcamp, nunca tínhamos considerado abrir algo deste tipo ou aventurar-nos em algo deste calibre. Foi a melhor coisa que nos aconteceu até agora, porque com o dinheiro do prêmio vamos conseguir começar o nosso projeto.” – afirmam João Simão e Bruna Costa do projeto Lovita, vencedor do programa.
O 2º lugar foi conquistado pelo projeto Villa dos Mirtilos, dos empreendedores Pedro Oliveira, Maria Reis, Marta Oliveira e João Reis e o 3º lugar foi atribuído ao projeto Quinta de São Jacinto da empreendedora Cátia Soares.
“O território de Tábua e a autarquia pretendem, efetivamente, com estes programas, impulsionar o conceito turístico. Não só a parceria que temos com os Territórios Criativos, mas também o que foi feito com o Bootcamp, que nos permite, no espaço CULTIVA, atrair novas ideias, empreendedores e potenciar efetivamente aqueles que querem apresentar novos projetos para o território.”, afirma Ricardo Cruz, Presidente da autarquia de Tábua.