Por ocasião do Dia Mundial da Árvore e do Dia Internacional das Florestas, o Município de Tábua destacou a responsabilidade assumida na preservação dos espaços florestais e biodiversidade do concelho e que se configura na estratégia implementada em colaboração com a CIM Região de Coimbra e a Forestwise.
Em causa está o projeto de requalificação da encosta do Rio Alva, entre a Praia Fluvial da Ronqueira e a Mini-Hídrica de Rei de Moinhos, uma intervenção que visa a limpeza e ordenamento da paisagem num trecho de cerca de 70 metros da margem, contribuindo para a gestão e valorização eficaz da floresta e embelezamento do ambiente natural.
O Município avança, porém, que esta intervenção não surge como uma ação isolada, mas é parte integrante de um projeto mais amplo, financiado pela União Europeia, o RESIST, que tem como objetivo primordial mitigar os efeitos devastadores das alterações climáticas, que se manifestam, no caso do nosso território, na criação de condições propícias à eclosão de grandes incêndios rurais.
Através de medidas como o controlo de vegetação, a gestão de espécies exóticas invasoras, podas, desramação e, especialmente, a plantação de espécies autóctones, são dados passos concretos para a preservação e sustentabilidade ambiental e para a proteção das comunidades locais que dependem da floresta.
“Celebrar o Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional das Florestas, é fundamental para criar uma mentalidade coletiva de que a preservação desses recursos é uma responsabilidade partilhada por todos nós, em que cada gesto, por mais singelo que seja, contribui para a construção de um futuro mais sustentável e resiliente”, adianta nota do Município.
A expectativa é de que “que esta iniciativa seja o exemplo inspirador para que o compromisso com a preservação das nossas florestas seja uma prioridade constante em todas as nossas ações individuais e coletivas”.