Site icon Rádio Boa Nova

Município de Seia promove formação para agentes culturais locais

O Município de Seia organiza, no dia 26 de novembro, uma ação de formação dirigida a agentes culturais locais, sob o tema “Cultura, participação e comunidades” orientada por Hugo Cruz.

A sessão formativa vai ter lugar no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, integrada na programação da Casa Municipal da Cultura, entre as 9h30 e as 18h00.

A ação de formação tem por objetivo capacitar as associações e instituições culturais do concelho no domínio da organização e estruturação das iniciativas culturais e artísticas, desenvolvidas no seio da comunidade, com aplicabilidade em eventos e espetáculos.

Relevando o desenvolvimento de dinâmicas culturais nas comunidades, Hugo Cruz fará um enquadramento das boas práticas profissionais (estéticas e éticas), facultando uma visão integrada do que pressupõe o desenho e implementação de projetos artísticos participativos.

A formação também tem como objetivo o estímulo da criação artística e potenciar o trabalho em rede entre diferentes áreas (educação, cultura, saúde, ação social) e diferentes agentes (profissionais, voluntários, mediadores, comunidade em geral).

Hugo Cruz doutorou-se na Universidade do Porto e fez uma pós-graduação em Teatro Social e Intervenção Sócio-Educativa na Universidade Ramon Llull.

Publica e leciona nos contextos nacional e internacional nas áreas da “criação artística e espaço público”, “práticas artísticas comunitárias e participação cívica e política”, “arte e política” e “políticas culturais”. É investigador no CIIE-Universidade do Porto e CHAIA-Universidade de Évora. Integra a equipa de avaliação externa da Iniciativa PARTIS / Art for Change – Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação La Caixa.

Hugo Cruz é diretor artístico do MEXE Encontro Internacional de Arte e Comunidade e de diversos projetos teatrais em construção com comunidades locais. Desenvolve consultadoria em diferentes projetos nacionais e internacionais (e.g. municípios, festivais e fundações), e é cofundador da Pele, Núcleo do Teatro do Oprimido do Porto e Nómada.

Esta formação insere-se na programação e propósitos da Casa Municipal da Cultura, enquanto estrutura integrada na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP).

As inscrições são gratuitas e limitadas ao máximo de 20 pessoas e podem ser feitas diretamente na Casa da Cultura, ou pelo e-mail cultura@cm-seia.pt ou telefone 238 310 293.

Exit mobile version