Site icon Rádio Boa Nova

Município de Seia com 57 casos ativos. Na área da ULS da Guarda há 810 ativos

A Câmara Municipal de Seia informou, através da sua página de facebook, que há registo de 57 casos ativos no concelho. Ontem de manhã, o presidente Carlos Filipe Camelo tinha adiantado à Rádio Boa Nova que havia “cerca de 50 casos ativos”.

A autarquia informa que o “aumento do numero de casos ativos de Covid-19 no Concelho de Seia, de 15 para 57, entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro, prende-se com um surto na Associação de Beneficência do Sabugueiro, que atingiu 21 utentes e 6 trabalhadores afetos à Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI) daquela Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS)”.

Tal como o autarca senense tinha avançado à Rádio Boa Nova, o município reitera que “os casos têm vindo a multiplicar-se em diversas localidades do concelho, com destaque para um foco de infeção por Covid-19 no Centro Paroquial de Seia, que determinou, esta terça-feira, o encerramento da creche e jardim de infância”

A Câmara Municipal assegura que “está a acompanhar, de forma permanente, todas estas situações, dos processos de testagem aos procedimentos básicos de controlo da infeção, em estreita articulação com as instituições e as autoridades de saúde”. Por solicitação do Serviço Municipal de Proteção Civil, foram desencadeados os protocolos de descontaminação da ERPI da Associação de Beneficência do Sabugueiro, pela Autoridade de Emergência e Proteção Civil.

Na área de abrangência da Unidade Local de Saúde da Guarda, de acordo com o mais recente relatório divulgado pela estrutura, há nesta altura 810 casos ativos de Covid-19. Desde o início da pandemia, o distrito da Guarda regista 1469 casos acumulados, 625 recuperados e 34 óbitos.

No que respeita à incidência da pandemia por concelho: Almeida tem 11 casos ativos (28 cumulados); Celorico da Beira regista seis ativos (23 acumulados) e duas mortes; Figueira de Castelo Rodrigo conta 12 casos ativos (53 acumulados); Fornos de Algodres com 22 ativos (28 acumulados); Gouveia tem agora 11 casos ativos (49 acumulados) e seis mortes; o concelho da Guarda tem 492 casos ativos (722 acumulados) e oito mortes; Manteigas tem 22 casos ativos (30 acumulados); Meda conta agora com 12 casos ativos (19 acumulados); Pinhel tem 66 casos ativos (146 acumulados) e seis mortes; Sabugal tem 17 ativos (38 confirmados) e um óbito; Seia soma 57 ativos (104 acumulados) e uma morte e Trancoso conta 61 ativos (113 acumulados) e um óbito. Em Vila Nova de Foz Côa registam-se 21 casos ativos (116 acumulados) e nove óbitos.

Na área da ULS da Guarda, 42 pessoas estão internadas, seis das quais em Cuidados Intensivos. Encontram-se a recuperar no domicilio 769 pessoas. Do conjunto de casos de Covid-19, 44 são profissionais de saúde.

Exit mobile version