São doze os jovens que vão participar no programa Capacita Jovem, promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares no âmbito dos Jovens Autarcas, e que vai decorrer durante os meses de julho e agosto.
Esta iniciativa inovadora “visa articular o ensino e o mundo do trabalho através de experiências de curta duração, permitindo o contacto direto entre os jovens do concelho e as variadas oportunidades de trabalho disponíveis”.
Os participantes do Capacita Jovem terão a oportunidade de “interagir diretamente com várias entidades empresariais, organismos públicos e associações locais, nomeadamente Poiarqui, Capitão Dureza, Bombeiros Voluntários de Poiares e a própria Câmara Municipal, nas áreas de veterinária, ação social e desporto, permitindo-lhes terem contacto com as funções inerentes ao trabalho realizado pelos colaboradores dessas entidades, assim como os processos associados às suas áreas de atividade”.
Para João Miguel Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, “a capacitação dos nossos jovens é uma prioridade absoluta para este Executivo”. O programa Capacita Jovem “é uma resposta concreta a essa necessidade, promovendo uma experiência diferenciadora aos participantes, dando-lhes a oportunidade de ganhar uma visão prática e abrangente das diversas áreas de atuação das entidades que integram o tecido empresarial e institucional de Vila Nova de Poiares”.
“Acreditamos que esta iniciativa será um marco importante no percurso formativo e profissional dos nossos jovens, permitindo-lhes adquirir competências e conhecimentos essenciais para o seu futuro, revelando-se uma oportunidade única de crescimento pessoal e profissional”, referiu João Miguel Henriques.
“Além disso, o Capacita Jovem vem reforçar o compromisso da Câmara Municipal em promover a formação, qualificação e empregabilidade dos mais jovens, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento sustentável do concelho, incentivando a fixação da população no território e contribuindo para o fortalecimento da comunidade local”, concluiu o Presidente da Câmara.
Refira-se que os jovens participantes têm idades compreendidas entre os 15 e os 21 anos, tendo direito a uma bolsa diária de 12 euros atribuída pela Câmara Municipal, durante o tempo em que estiverem a desempenhar as suas funções em cada uma das entidades e instituições de acolhimento.