O Município de Penacova entregou, a dezenas de apicultores do concelho, alimento para as abelhas. Cada apicultor recebeu quatro quilogramas, por colmeia, o que se traduz num aumento da ajuda em relação a anos anteriores.
“Sabemos que a apicultura atravessa tempos difíceis e por isso decidimos reforçar esta ajuda. É uma atividade que temos o dever de continuar a apoiar. Todos sabemos a importância da abelha no equilíbrio do ecossistema. Além do mais, o mel é mais uma fonte de rendimento para muitos pequenos produtores locais”, afirmou Álvaro Coimbra, presidente da Câmara Municipal de Penacova.
Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, os interessados que ainda não receberam este apoio devem dirigir-se às instalações da autarquia, na Espinheira. Consciente da importância que as abelhas têm no nosso ecossistema, o município pretende, com esta iniciativa, apoiar o setor da apicultura, que nos últimos anos, tem sofrido com os incêndios florestais, alterações climáticas e com a presença da vespa velutina (vespa asiática).
Sublinhe-se, a este propósito, que este ano, a equipa do SMPC – Serviço Municipal de Proteção Civil dedicada ao combate da vespa asiática já eliminou mais de quatrocentos ninhos.